Como tornar seu dia a dia mais fácil? Um bom suporte pode te ajudar

Muitas empresas no mercado de TI sabem das facilidades que a tecnologia traz para o seu negócio. Por isso, elas se empenham cada vez mais para acompanhar tendências, aproveitar recursos e desenvolver novas soluções que atendem da melhor forma o seu público. Todos esses fatores geram um investimento significativo na aquisição de clientes. Mas e depois?

O serviço ao cliente é muito mais do que apenas um contrato entre as partes e precisa ser muito bem executado. É aí que um suporte técnico especializado se encaixa. Confira nosso artigo para saber mais!

O que é o suporte técnico?

O suporte técnico é formado por uma equipe de profissionais da área de TI (Tecnologia da Informação) e é responsável por dar total assistência às necessidades apresentadas pelos clientes. No caso de uma empresa de sistemas, o suporte técnico está intimamente ligado às necessidades dos clientes em relação ao sistema fornecido. Isso significa informar, orientar, prestar suporte à identificação de problemas e trabalhar em sua resolução, além de captar feedbacks ou sugestões de melhoria/novos recursos durante o atendimento.

Como funciona um suporte técnico especializado?

Para cumprir uma função tão específica, a equipe do suporte técnico é composta por profissionais altamente capacitados. O número de canais de atendimento disponíveis também é maior e geralmente são relacionados aos canais de comunicação que os clientes têm preferência, ou seja, e-mail, telefone fixo, WhatsApp ou chats incorporados ao site ou sistema entre outros.

Suportes especializados também devem contar com ferramentas específicas para o atendimento eficiente ao cliente, principalmente de acesso remoto e abertura de chamados. A gestão e acompanhamento do histórico e número de chamados solucionados é também uma métrica essencial para definir o nível de produtividade e qualidade no serviço prestado. É ideal ainda fornecer soluções presenciais com um profissional qualificado.

Qual a importância de um suporte técnico especializado?

O atendimento ao cliente merece total atenção, mas algumas empresas ainda enfrentam problemas para manter as soluções que oferecem em pleno funcionamento.

Um suporte técnico qualificado e presente é imprescindível para o bom relacionamento, satisfação e fidelização de quem contrata o sistema. Empresas que disponibilizam um suporte, mas não o conduzem corretamente até o fim ganham a insatisfação dos clientes que atendem. Através de uma equipe disposta a solucionar quaisquer imprevistos apresentados, o sistema pode ganhar manutenção sempre que necessário.

O varejo precisa investir em sistemas com suporte especializado?

Para sobreviver nesse mar de oferta e demanda que é o varejo, todo negócio encara muitos desafios diariamente. Muitos negócios já estão aderindo a transformação digital e correndo para otimizar suas operações. Por isso, seja ele qual for, é necessário estar sempre preparado e contar com um apoio extra.

Para onde isso nos leva?

Independentemente do tamanho do negócio, investir em um sistema que não oferece suporte qualificado sempre será uma aposta ruim. Mesmo se o negócio em questão for de grande porte e contar com um departamento de TI próprio, com grande domínio e habilidades técnicas, nem tudo é 100% eficaz.

Principalmente na ocorrência de problemas e dúvidas, muitas vezes apenas o suporte técnico especializado do sistema é capaz de identificá-los e saná-los corretamente – já que conhecem a fundo o software. E se não é possível contar com ele, problemas como caixas parados, por exemplo, podem ser tão complexos e demorados de resolver a ponto de espantar os clientes e prejudicar as vendas. Para garantir que o funcionamento volte ao normal com rapidez e eficiência, acionar o suporte é a melhor alternativa e previne problemas decorrentes de improvisos.

Além disso, o bônus: dependendo da situação, o suporte também pode instruir o lojista a operar de outras formas para impedir que o problema retorne. E, conhecendo o software, ao encontrar os motivos dos problemas apresentados ou novas inconsistências, pode automaticamente repassar o ajuste à equipe de desenvolvimento e contribuir para que o sistema se atualize e evolua gradativamente, em benefício do cliente.

E, é claro, existem impactos que se estendem além do momento da venda.

Se a ausência do suporte é tão significativa, optar por substituir o software utilizado parece ser a saída mais fácil, mas ela é também muito complexa. Afinal, estamos falando de reiniciar o processo de procura, negociação e reconfiguração de uma nova solução. Seja pela migração de um sistema para outro ou pela tomada de decisão, o processo vai tomar tempo e vai gerar novos custos – provavelmente altos.

Em resumo, podemos definir alguns pontos positivos que a escolha de um sistema com amplo apoio técnico oferece. Com esse suporte, o negócio:

  • Ganha agilidade na solução de inconsistências;
  • Tem mais segurança para operar no dia a dia;
  • Pode tirar dúvidas e melhorar o jeito como todos os funcionários operam dentro do sistema;
  • Não perde tempo e recursos até solucionar o que há de errado, evitando desajustar outra parte fundamental do sistema nesse processo;
  • Não requer necessariamente uma equipe com total domínio técnico na área de TI (principalmente negócios menores), podendo focar em outras operações diárias importantes.

Aqui na Megasul, por exemplo, nossa equipe de Suporte está sempre pronta para atender os clientes e dar todo apoio possível no dia a dia. Alguns dos membros dessa grande equipe destacam os pontos positivos de estar nessa área de contato direto com pessoas:

“Trabalhar no suporte da Megasul proporciona várias experiências e aprendizados diferentes todos os dias. Conhecer o lado do cliente e ajudar a resolver seu problema são desafios que superamos conciliando teoria e prática, além da troca de conhecimento entre os colaboradores do setor” – André, Suporte Megasul.

“Todo um leque de coisas novas se abre quando trabalhamos na área de Suporte. Procuramos superar os desafios diários da forma mais dinâmica e profissional possível. A satisfação dos usuários é a nossa meta e é super gratificante ver os clientes mais leves e resolvidos depois de nosso suporte. A cobrança existe e está ali, mas ela se mistura com a gratificação de ver tudo resolvido e fluindo.” – Suelem, Suporte Megasul.

“O dia a dia no suporte é bastante interessante, porque além de conversamos com clientes de todo o Brasil, temos a oportunidade de aprendizado e experiência em cada ligação atendida. Outro ponto muito legal é o conhecimento sobre as legislações de cada Unidade da Federação, visto que todas elas têm alguma especificidade, e de legislações comuns a todas. Também contamos com a junção da parte técnica, comunicação interpessoal e trabalho em equipe, que são pilares fundamentais para o funcionamento de qualquer organização.” – Ivan, Suporte Megasul.

Encare a jornada com + possibilidades

Contar com um suporte técnico de qualidade é fundamental para o negócio! Além de nossas soluções, a Megasul garante toda a assistência necessária para que você faça o seu melhor em cada passo da sua jornada e resolva qualquer tipo de situação com agilidade e eficiência, através de diversos canais para entrar em contato.

Um de nossos clientes, Otto Siege Manke, proprietário da Dona Hilda Confeitaria, ressalta nossa busca por entregar o melhor: “Somos clientes há mais de 10 anos e, nesse tempo, nosso caixa nunca parou por problemas no sistema. O atendimento do suporte é feito com excelência, estão sempre prontos para nos atender”.

Saiba mais: clique no botão abaixo para conversar com nossos especialistas.