Integração entre Loja e Fábrica: Impulsione a Sua Marca
A integração entre loja e fábrica refere-se à operação industrial que, além de gerenciar a produção, também oferece produtos diretamente ao consumidor final como uma nova unidade de negócio. Este modelo permite que a fábrica opere simultaneamente como um ponto de venda, otimizando a distribuição e aumentando o alcance de mercado.
Portanto, atender o consumidor final e operar no Varejo não é uma decisão fácil. A operação direta ao consumidor, ou Direct-to-Consumer, é uma jornada que traz reforço de marca, amplia receitas e, além de aumentar a capilaridade, permite que o cliente diversifique seu portfólio de consumo com a marca.
No entanto, a jornada de iniciação de uma operação varejo deve ser bem executada desde o início, pois a integração das operações deve ser eficiente sob vários aspectos:
Operacional: A operação das lojas de fábrica deve manter a característica e a experiência que a marca deseja transmitir ao consumidor. Quando falamos de grandes referências, podem ser oferecidos, inclusive, produtos off-the-shelf, de modo a atrair consumidores ou ampliar o engajamento.
Financeiro e Gestão de Resultados: As operações DTC podem ter menos volume se comparadas às industriais; no entanto, devem entregar mais margem e trazer mais informações sobre a persona do cliente. Além disso, é um bom canal para direcionar de forma inteligente produtos promocionais e pontas de estoque, por exemplo. No entanto, a gestão deve poder gerenciar os resultados de cada uma das unidades de negócio (fabril e varejo), como também o resultado como Grupo Econômico.
Tributários e Legais: Os aspectos de regulação e eficiência tributária devem ser considerados, inclusive aspectos de potenciais benefícios fiscais que possam ser capturados dentro do Grupo Econômico.
Este modelo, com a fábrica operando simultaneamente com o Ponto de Venda (Varejo), requer operações e sistemas integrados, e a gestão eficaz dessa operação integrada exige soluções especializadas, visto que os sistemas de planejamento de recursos empresariais (ERP) típicos da indústria não possuem as funcionalidades necessárias para a administração do varejo.
É nesse contexto que nós, da Megasul, nos posicionamos como parceiros estratégicos, oferecendo soluções de automação para a gestão completa do varejo e habilitando a integração com as outras unidades de negócio.
Foco da Integração
O foco principal dessa integração está em três frentes:
- Foco em Vendas: A jornada do consumidor pode variar de acordo com a natureza da operação, desde vendas mais consultivas (através de pedidos) ou venda direta no sentido pick-and-pay. A transação deve ser simples, automatizada, desde o pedido, cobrança e emissão do cupom fiscal.
- Operação do Varejo: A operação varejista, desde os processos de Compras, Gestão de Estoque, Inventário, Financeiro e Faturamento, deve ser suportada por tecnologia de ponta e integradas uma visão omnichannel.
- Gestão das Lojas: Gerenciar os processos internos, como por exemplo troca de produtos, vencimentos, promoções e precificação, deve ser suportado por tecnologia, sem gaps ou arestas que gerem robustez da operação e a prevenção a fraudes.
- Conformidade Legal e Tributária: Todo processo de emissão de cupons, créditos tributários, tratamento de cancelamentos ou troca de produtos devem ser cobertas por sistemas.
Benefícios da Integração
1. Gestão Corporativa do Varejo
A integração permite consolidar todos os processos em uma única plataforma de gestão, facilitando a tomada de decisões estratégicas e operacionais. Isso inclui:
- Visão Holística: Acesso a dados integrados de produção e vendas em tempo real, permitindo uma visão completa do desempenho do negócio e ações mais exatas de precificação e promoções.
- Eficiência Operacional: Redução de redundâncias e aumento da eficiência por meio da integração e sincronia dos processos de fábrica e loja.
- Coordenação Melhorada: Melhor alinhamento entre a produção e a demanda de mercado, resultando em uma cadeia de suprimentos mais responsiva e eficiente.
2. Eficiência e Compliance na operação Fiscal
A integração de sistemas pode ajudar a garantir a conformidade fiscal ao automatizar o registro de transações e o cumprimento de obrigações tributárias. Os principais aspectos incluem:
- Transparência: Registros detalhados e precisos de todas as vendas e movimentações de estoque.
- Automação Fiscal: Emissão automatizada de notas fiscais e relatórios fiscais, reduzindo o risco de erros e fraudes.
- Controle Rigoroso: Melhor controle sobre as operações financeiras, minimizando a possibilidade de erros ou pagamento de impostos indevidos.
Papel da Megasul na Integração de Sistemas
A Megasul, com sua vasta experiência em soluções de automação, desempenha um papel crucial na integração de sistemas para empresas que operam tanto na gestão industrial quanto no varejo. As principais contribuições da Megasul incluem:
- Automação de Lojas: Implementação de sistemas de ponto de venda (PDV) e gestão de loja que se integram perfeitamente com os ERPs industriais.
- Personalização e Suporte: Desenvolvimento de soluções customizadas que atendem às necessidades específicas de cada cliente, com suporte contínuo para assegurar o funcionamento eficaz dos sistemas integrados.
- Integração Transparente: Garantia de que os sistemas de gestão de fábrica e loja funcionem de maneira coesa, com fluxos de dados contínuos e confiáveis.
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Empresas que adotam essa abordagem se destacam na operação, possuem melhores índices de rentabilidade e eficiência operacional. A Megasul é parceira das empresas líderes de seus segmentos. Conte conosco para sua jornada e fique ligado em mais informações sobre o mundo do varejo através do nosso blog. Até a próxima!