Retenção/Fidelização de clientes: Como é o perfil do consumidor brasileiro

No mundo do varejo, muito se fala sobre como agradar os clientes e por fim conquistá-los. Afinal, clientes satisfeitos são excelentes para qualquer empresa. Porém, fidelizar um cliente é muito mais do que apenas vender.

Clientes contentes sempre retornam para fazer novas compras e garantir uma boa margem de lucros para sua empresa, além de garantir uma boa imagem comercial para o seu negócio.

Dessa maneira, investir em estratégias que busquem a fidelização dos seus clientes é garantir segurança para os seus lucros e assegurar uma ótima visão para a sua empresa.

Por isso, nessa novidade, vamos te ajudar a entender melhor o perfil do consumidor brasileiro, a importância de manter a confiança do cliente, como fidelizar os clientes e, é claro, se adequar as situações atuais. Vamos lá?

Entenda o seu cliente

Investir é fácil, porém, conseguir grandes resultados é um processo difícil, ainda mais quando o assunto são pessoas.

Pesquisas recentes realizadas pela KPMG, apontam que a maior parte dos consumidores brasileiros, se tornam fieis a uma marca a partir da qualidade e custo benefício do produto.

A pesquisa contou com a ajuda de 836 brasileiros, entre as gerações, X, Y, Z, Baby boomers e a geração silenciosa, onde 84% desses entrevistados afirmam que a qualidade é o fator decisivo!

Além disso, a mesma pesquisa, aponta número autistíssimos para a fidelização de clientes no ramo de vestuário (59%) e mercados (58%), que ultrapassam os valores globais. Além de:

Esses e outros dados, são essenciais para um bom entendimento de mercado e como se adequar aos seus clientes. Afinal, se o foco é conquistar grandes números de retorno, é importante termos um bom impacto positivo.

A importância de manter a confiança do cliente

Porém, do que adianta entender o seu cliente e manter sua confiança?

Não é de hoje que as empresas buscam o lucro, afinal, todos precisamos pagar contas. Dessa maneira, garantir um lucro fixo e ter certeza de números positivos no final do mês é significativamente promissor.

Dessa forma, fidelizar os clientes se torna necessário. É muito mais assertivo conquistar o consumidor e garantir o retorno, do que estar sempre preocupado em atingir novas pessoas para ter o tão esperado lucro.

Para que isso seja bem-sucedido, é importante que você sempre esteja atento. Hoje, mais do que nunca as pessoas estão buscando por personalização.

O tratamento personalizado é o que vai garantir o diferencial na hora de firmar um comprador.

Um grande exemplo disso, são algumas empresas que vêm fazendo excelentes trabalhos quando o assunto é fidelização. São elas:

1.Café kopenhagen

Ela ocupa a terceira posição nos resultados de 2019. É uma empresa que existe há mais de 90 anos e atualmente opera 300 pontos de vendas em todo o Brasil, além de uma loja online.

Graças a um bom desempenho a Kopenhagen se destaca principalmente pelo pilar de personalização. A marca foca totalmente em apresentar um “destino de experiência”. Dessa forma, eles atribuem aos seus estabelecimentos, experiências íntimas e aconchegantes. A grande sacada é sair do óbvio. Não é porque a empresa vende apenas cafés e presentes de chocolate que nada além disso se torne opção.

A loja afirma que grande parte dessa experiência é intensificado pelo desejo de reviver uma parte da infância; E não acaba por aí.

A empresa ainda conta com o sistema de trocas KOP Club na qual, já foram trocados 650 milhões de pontos até o momento.

2.Nubank

Seguindo o ritmo, a marca que ocupa a segunda posição nos resultados de 2019 é a Nubank. A empresa também segue com o foco no cliente. A NuBank foca totalmente em trazer autonomia ao seu consumidor.

Por exemplo, os Xpeers do Nubank (atendentes CX) podem ajustar os limites do cartão de crédito com base em condições pré-aprovadas. Eles também têm um orçamento específico para oferecer presentes a clientes individuais, quando apropriado. Quando tais atos ocorrem, os eventos às vezes se tornam virais nas redes sociais, destacando a alegria e gratidão que os indivíduos experimentam.

Com base nisso:

Segundo o sócio líder de consumo e varejo da KPMG Brasil os programas baseados em trocas de pontos são uma boa ideia para impulsionar a lealdade dos clientes

"[...] O cliente, na maioria das vezes, busca sua fidelidade por uma marca ou produto. Cabe ao varejista criar fórmulas para gerar essa parceria. Uma das maneiras de levar o foco do cliente a sério é repensar os tradicionais programas de fidelidade, baseados em pontos. No Brasil já existe uma evolução, que consiste em varejistas unirem-se para criar uma plataforma para o acúmulo de recompensas, aumentando as possibilidades de troca, melhorando a experiência dos usuários e os fidelizando."

- Fernando Gambôa

Porém, é preciso estar atento, estratégias precisam ser executadas de forma precisa para não se tornar um tiro no pé. Confira a seguir algumas estratégias que vão te ajudar nesse processo.

Como fidelizar clientes

 

1.Entenda os seus clientes

Como falamos acima, de nada adianta você investir muito dinheiro em produtos aleatórios e não ter grande acerto e retorno nas suas vendas. Um grande exemplo disso é investir em produtos de neve em um local que não faz frio. O lucro vai ser muito baixo.

Fique atento, estude o seu cliente, preste atenção em quem compra na sua loja. Se pergunte, o que mais agrada os meus consumidores? Qual a taxa de rejeição dos meus produtos? Onde eu posso melhorar? O que eles buscam?

Essas e outras perguntas são fundamentais para o início de um bom investimento e diminuição da taxa de erro do seu planejamento.

2.Aprenda a se comunicar

Em seguida, é hora de colocar em prática. Agora que você estudou como funciona o seu cliente, é momento de conversar com ele. Utilize tudo o que você aprendeu! Uma boa ideia para iniciar as mudanças, é garantir um bom atendimento. Clientes tendem a retornar a locais que foram bem atendidos.

Procure manter os seus funcionários sempre por dentro das informações dos produtos. É muito gratificante para um cliente ser atendido por alguém que entende e possa responder a todas as dúvidas referentes ao produto na qual ele pretende comprar. Experiências como essas trazem confiança para o dia a dia do seu negócio.

3.Busque diferenciais

Por fim, o mercado está em constante modificação. A todo momento entram novos produtos e novas tendências. O mundo digital, por exemplo, vem sempre lançando novas ideias que deixam o público louco para comprar. Aproveite essas deixas, se destaque! Mantenha-se sempre a frente do seu concorrente. Traga esses produtos até a sua loja. É importante trazer confiança para o seu cliente. Afinal, não a nada mais decepcionante do que entrar em uma loja e não encontrar o produto que tanto procurava.

Adeque-se ao momento atual

Como todos sabem, estamos passando por um momento de crise. Muitos dizem que a propagação do Covid-19 vem sendo de grande prejuízo para o varejo. Porém, não é bem assim.

Pesquisas recentes do site ComputerWorld mostraram que houve um aumento significativo de 20% no mundo online. Grande parte das pessoas que estão em casa nesse momento estão conectadas. É hora de se adaptar! Aproveite para investir em campanhas online, divulgar os seus produtos e quem sabe, até adaptar o seu negócio para o âmbito digital e fazer vendas online.

Tudo começa com um bom planejamento! Graças ao crescimento anual da tecnologia, hoje você pode utilizar das mais diferencias ferramentas e realizar tarefas como:

  • Se comunicar com seus clientes e funcionários;
  • Divulgar os seus produtos nas redes sociais;
  • Controlar e gerir o seu estoque de qualquer lugar; e
  • Controlar as tarefas propostas aos seus funcionários.

Porém, fique atento, apesar de ter um aumento expressivo no número de vendas e acessos online. Grande parte do público ainda se sente inseguro para compartilhar seus dados na internet e com dúvidas de como será feita a entrega do produto. Por isso, utilize uma boa comunicação com o seu cliente e garanta sempre segurança no seu processo de vendas.

Encare a jornada com mais possibilidades

Agora que você já sabe a importância de fidelizar os seus clientes e está pronto para garantir grandes resultados, é hora de agir! Não se engane, as grandes empresas começaram de baixo, e pode apostar que não hesitaram quando o assunto era se adaptar!

Não é hora de desistir, foque no seu cliente, você e o seu negócio tem muito potencial de evolução!

Pense no seu cliente e nos grandes resultados que o futuro guarda.

Esperamos que essa novidade tenha sido útil. Para mais informações sobre clientes acesse: https://www.megasul.com.br/novidade/transformacaodigitalsupermercados e saiba mais!