Como escolher um Emissor de Notas Fiscais

As leis fiscais e tributárias do Brasil estão entre as mais complexas do mundo, e quem é dono de um negócio sabe muito bem disso. Dessa forma, emitir notas fiscais, um processo já bastante convencional a muitas empresas, também pode se tornar muito complicado e gerar grandes dores de cabeça se não houver total integridade das informações.

Emissão de Notas Fiscais

Mesmo para pequenos negócios, não vale a pena arriscar. A emissão de notas precisa ser segura e de fácil controle ao empreendedor, e é exatamente isso que um emissor de notas fiscais deve proporcionar.

Descubra com a gente como um bom emissor pode ser valioso para o seu dia a dia e como escolher o certo para o seu negócio :)

O que é um Emissor de Nota Fiscal e para que serve?

Com os avanços tecnológicos, surgiram novos formatos de documentos fiscais. Hoje o Brasil se concentra, principalmente, nos formatos digitais, com destaque para: NF-e (Nota Fiscal Eletrônica), NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica) e NFS-e (Nota Fiscal de Serviço Eletrônica).

Portanto, um emissor de Nota Fiscal é um intermediador automatizado. É através dele que se torna possível manter uma comunicação ativa entre o varejista e os órgãos públicos competentes, que validam ou rejeitam os documentos eletrônicos enviados, prestando contas diretamente e atendendo à legislação fiscal.

A Megasul, por exemplo, possui o MegaNF-e, uma solução para emissão de notas fiscais que acompanha a evolução da legislação fiscal brasileira e facilita o dia a dia agitado dos varejistas.

Vantagens de utilizar um Emissor de Nota Fiscal

Vantagens de Utilizar um Emissor de Notas Fiscais

  • O negócio sempre estará em dia com a fiscalização, porque estará atendendo à legislação fiscal de forma completa e assertiva.

  • Ganho de tempo para investir em outros processos que precisam de mais atenção. Considere que a emissão de notas pode ser realmente demorada e complexa, mas um sistema de emissão agiliza boa parte dos processos.

Quem deve utilizar um Emissor de Nota Fiscal?

Se você ainda não está muito familiarizado com tudo isso, saiba que desde que você precise emitir algum tipo de nota, seja ela NF-e, NFC-e ou até NFS-e, seu negócio automaticamente fica apto a utilizar um emissor. Mas, fique atento: apenas a contabilidade da sua empresa pode informar com precisão o tipo de documento eletrônico que precisa ser emitido por você; sempre consulte ela primeiro.

Agora que você já sabe um pouco mais do assunto, resta saber qual a melhor opção de emissor para você. Vamos descobrir!

Como escolher um Emissor de Nota Fiscal?

De forma geral, o emissor deve receber os dados das operações de venda de produtos ou serviços, encaminhar tudo ao Sefaz do estado ou prefeitura da região em que o seu negócio atua e aguardar um retorno (autorização ou rejeição da nota).

Mas em meio a esse grande processo, como encontrar o melhor sistema de emissão para o seu negócio? Vamos destacar aqui algumas das funções e recursos que são realmente importantes para o seu dia a dia:

Como escolher um Emissor de Notas Fiscais

1- Integração com a gestão

Além de realizar toda a ponte com as secretarias, é importante que o emissor possa ser integrado facilmente à sua solução de gestão. Assim as operações ficam centralizadas e é possível controlar tudo com mais facilidade.

O MegaNF-e foi feito para atender o mercado e ser 100% integrado aos sistemas de ERP e Caixa da Megasul. Assim você ganha mais comodidade para realizar ajustes em qualquer tipo de configuração e pode acompanhar a situação das notas de forma mais rápida, logo que registra uma venda.

2- Emissão em contingência

Lidar com sistemas regionais (como é o caso das prefeituras que recebem NFS-e) ou estaduais (Sefaz) pode ser bastante agitado. É comum que essas plataformas fiquem inativas temporariamente por diversos motivos, e o emissor precisa ser capaz de identificar essas instabilidades e não afetar as operações diárias.

Utilizando o Caixa Megasul e o emissor de notas MegaNF-e, você pode seguir com as vendas tranquilamente, porque o MegaNF-e identifica quando o serviço público está inoperante e permanece gerando as notas para envio automático quando o serviço volta a ficar online.

3- Envio da nota por e-mail e impressão de DANFE

O emissor precisa ser capaz de identificar o retorno do arquivo e enviar automaticamente a nota (arquivos PDF e XML) para o destinatário do e-mail, descomplicando e automatizando mais um processo. Ele também precisa dar a possibilidade de impressão do DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica) quando necessário.

Com o MegaNF-e é possível enviar as notas por e-mail para o cliente logo após o retorno de autorização da Sefaz, enquanto o DANFE das notas autorizadas também fica disponível para impressão e reimpressão quando você precisar.

4- Abrangência das operações

Emitir todo tipo de nota é essencial. Se você lida com produtos (NFC-e e NF-e) ou prestação de serviços (NFS-e), é importante ter em mente que o seu emissor precisa contemplar essa especificação considerando diversos aspectos solicitados pelo órgão competente. Isso é ainda mais complexo quando se trata da NFS-e, que pode variar a exigência de dados conforme a prefeitura; o emissor escolhido precisa dar conta disso.

Com a solução da Megasul você tem disponibilidade para cobrir todas as operações de NF-e, NFC-e e NFS-e que você tiver que realizar.

5- Monitoramento e gestão completa

Além de enviar uma nota, é importante que o emissor ampare os demais processos que chegam em conjunto e servem de apoio para o bom funcionamento do negócio, como a situação da nota, tratativas, etc.

O nosso sistema de emissão pode atuar de forma ampla, informando em tempo real sobre a situação da nota, permitindo tratar as situações envolvendo a nota, permitindo visualizar e interpretar as possíveis rejeições retornadas nos arquivos XMLs, exportar os arquivos XML das notas e possibilidade de envio por e-mail, bem como exibir os registros de contingência, inutilização, cancelamento, etc., para seu total controle.

Encare a jornada com + possibilidades

Faça mais pelo seu negócio! Descomplique as suas emissões de notas com uma ferramenta que impulsionará seu dia a dia.

A Megasul conta com uma solução especialista em emissão de notas, que permite fazer o trabalho de emissão de ponta a ponta: desde o envio, ao monitoramento e à recepção do retorno, garantindo as tratativas necessárias para que você sempre dê o próximo passo. Emita NF-e, NFC-e e utilize recursos otimizados para a NFS-e, sem complicação.

Interessado em saber mais? Converse com os nossos especialistas.