Autoatendimento: Como reduzir os impactos negativos do varejo

Tempo de leitura: 5 minutos

Falar sobre o mercado brasileiro é um assunto muito amplo. Hoje em dia, notícias negativas sobre o varejo se tornam cada vez mais frequentes. Porém, apesar dos pontos negativos mostrados na maioria das pesquisas, grande parte dos números representam uma pequena parcela do mercado.

É bom sempre lembrarmos que apesar dos efeitos negativos dessa pandemia, o varejo pode sim acabar enfrentando pontos bastante positivos.

Um deles, é o avanço digital, ideia que estava prevista para acontecer daqui a 5 anos já se torna realidade nos tempos atuais. É fato, o ser humano cada vez mais vem procurando soluções que resolvem seus problemas de maneira rápida e que principalmente garantem total segurança de saúde e seus dados.

Por isso, nessa novidade apresentaremos porque o avanço digital é necessário e as vantagens da tecnologia em uma pandemia. Vamos lá?

Porque o avanço digital é necessário

O mundo vem passando por diversos problemas sociais, e por meio disso, a tecnologia vem para suprir necessidades que antes não eram frequentes:

Exemplo disso, são os mercados e outros setores do varejo que antes, tinham seus fluxos de vendas estáveis, pois, o número de pessoas em circulação era muito maior e hoje em dia não apresentam o mesmo.

Em vista disso, o mercado vem tomando novas providências para que o avanço digital se torne algo mais recorrente e frequente para garantir maior segurança para as pessoas e consequentemente o aumento no número de circulações. Afinal, o medo de incidências negativas na saúde tomou conta da população.

Sendo assim, soluções que evitam contato humano e garantem total segurança dos dados se tornaram essenciais em uma empresa para garantir maior fluxo de pessoas, em menos tempo de local.

Um grande exemplo disso é o:

As vantagens da tecnologia em uma pandemia

Não somente na área de saúde, mas também no lazer e mercado, a tecnologia vem fazendo um papel fundamental para garantir, ações sociais que hoje não são possíveis, se tornarem realidade, exemplo disso são:

1.Compras de maneira segura

O grande ponto de discussão do MP e principalmente da OMS é sobre a aglomeração de pessoas. Sendo assim, cada vez mais as pessoas evitam lugares onde possa haver um grande número de contato humano.

Dessa maneira, o Autoatendimento vem parar garantir que atividades frequentes em lojas, como filas, possam ser evitadas sem perder a qualidade de atendimento.

Além disso, o seu cliente pode ficar totalmente seguro em relação ao contato humano, e seu dados.

2.Adaptação para o seu negócio

Quando falamos sobre tecnologia, não falamos sobre exclusão e sim sobre adaptação. Graças ao avanço digital, cada vez mais a tecnologia se torna possível para qualquer ramo. Afinal, o foco é sempre auxiliar as pessoas tendo respostas simples e rápidas.

Tendo em vista isso, o Autoatendimento não foca apenas em mercados e fast food, ele também é responsável por atender qualquer segmento de vendas e garantir total eficiência para o seu negócio.

3.Agilidade no processo

Com o Autoatendimento, seu cliente pode fazer pedidos e compras de maneira rápida, são apenas 3 passos simples:

4.Otimização de espaço

Com a utilização de totens para fazer o atendimento, sua loja pode utilizar os funcionários para outras funções e assim, proteger eles do contato humano e até mesmo, seus clientes.

Dessa forma, sua loja ganha mais espaço para novos locais com produtos ou até mesmo futuros investimentos.

5.Integração

Não se preocupe, uma das maiores vantagens da tecnologia é poder se conectar com mais de uma função e aparelho. E com o Autoatendimento não é diferente. Com ele, você consegue garantir total integração do seu sistema e assim, evita se preocupar com problemas de falta de produto.

6.Aceitação da população

Pesquisas recentes realizadas pela Nuance, mostram que 75% dos clientes preferem o Autoatendimento para resolver problemas e realizar compras.

Afinal, Segundo a QMinder, a razão por trás da popularidade do autoatendimento é o gosto humano por se sentir no controle das decisões.

Encare a jornada com mais possibilidades

Como podemos ver, o avanço digital vem para auxiliar nessa luta contra o Covid-19.

Não se preocupe, não são as notícias negativas que representam o fim do mercado brasileiros, a cada dia, estamos lutando para garantir que o seu negócio passe por cima dessa crise e mantenha as expectativas lá em cima!

Vamos juntos nessa caminhada rumo ao sucesso! É tudo questão de adaptação 😉