5 motivos para utilizar um sistema de gestão para loja

É comum encontrar negócios que ainda controlam as coisas manualmente e tentam garantir que tudo está no seu devido lugar, do seu jeito. Mas se o objetivo é expandir ou simplesmente se manter nesse formato, saiba que você corre o risco de deixar informações muito válidas passarem.

Um sistema de gestão é o melhor aliado, seja qual for o tamanho do seu negócio. Ele expande sua visão a respeito de todas as informações mais úteis e dá um controle completo de cada processo do negócio.

Se você se pergunta como isso é possível, basta acompanhar a gente nesse artigo e descobrir todos os motivos que fazem um sistema de gestão ser tão impactante no dia a dia ;)

O que é um sistema de gestão?

A sigla ERP (Enterprise Resource Planning) é comumente utilizada para identificar o que de fato é um software de gestão, e você já deve ter visto ela por aí. Esse mesmo software é responsável por integrar os dados gerados e processos executados pela empresa, automatizando e centralizando o controle diário de diversas áreas, tais como: Vendas e Faturamento, Finanças, Estoque, Compras, etc.

O sistema de gestão é indicado para quem?

Um sistema de gestão é indicado para qualquer tipo de negócio e de qualquer tamanho, porque fornece controle de cada parte dele. Entretanto, é importante primeiro avaliar sua empresa para então descobrir o software que mais se adequa às particularidades dela e ao controle que você deseja executar.

O ERP Megasul, por exemplo, é versátil e oferece módulos específicos para que você controle suas atividades de acordo com o seu segmento e as operações que precisa realizar.

5 motivos para utilizar um sistema de gestão

Agora que você já sabe o que é um sistema de gestão e tem uma noção da importância dele, vamos para a parte mais prática! Como, afinal, ele pode impactar positivamente no seu negócio? É o que vamos ver agora. Acompanhe com a gente.

1 - Redução de erros e agilidade

Um software de gestão é uma peça chave para o dia a dia da sua loja, principalmente no que diz respeito aos processos mais administrativos e logísticos. Com ele as chances de acontecerem erros operacionais diminuem enquanto as atividades dos funcionários se tornam mais ágeis. Além disso, os possíveis erros também podem ser facilmente identificados e tratados de forma mais rápida.

O ERP Megasul é uma ferramenta completa que dá conta das áreas mais importantes do negócio e facilita a rotina da loja. Além de controlar cada parte da gestão, também permite a administração dos perfis de cada operador do sistema e seus acessos.

2 – Organização e controle

O sistema de gestão é um centralizador e integrador de processos. Ele facilita o entendimento das informações pertinentes a cada área e amplia o controle das operações ligadas a elas, apoiando, por exemplo, a colocação de um produto à venda com base na quantidade existente em estoque. Você passa a visualizar o todo e entende com mais precisão como proceder.

Para planejar e controlar cada passo dado pelo seu negócio, o ERP Megasul traz diversos recursos que potencializam a gestão diária e o bom funcionamento de todos os processos envolvidos.

3 - Produtividade e autonomia

A partir da centralização das informações e das ferramentas que ajudam a realizar diversas tarefas diariamente, os funcionários podem exercer suas funções com mais agilidade e independência, sabendo exatamente onde encontrar o que precisam e como devem cumprir as atividades para dar sequência aos processos. Assim seu negócio ganha em produtividade e evita os temidos retrabalhos, grandes responsáveis por atrasos em cronogramas.

4 - Segurança

Além de prático, o sistema de gestão também oferece mais segurança. Com ele você pode atribuir acessos e permissões específicas aos funcionários, de modo que executem apenas as funções determinadas a eles e não interfiram em outros processos, evitando erros que podem gerar grandes impactos.

No ERP Megasul você também pode delimitar os acessos e funções de cada tipo de usuário, sugerindo ainda quais processos de alto grau de importância dependem da aprovação de um supervisor cadastrado para que possam prosseguir e ser finalizados.

5 – Decisões mais assertivas

Conforme o andamento dos processos envolvidos, você passa a obter informações e dados mais assertivos para análise, facilitando a tomada de decisões. A visão do negócio torna-se ampla e você pode enxergar todas as partes dele, sabendo exatamente onde precisa concentrar mais esforços, onde faz sentido investir, etc., para melhorar continuamente sua gestão.

Encare a jornada com + possibilidades

É hora de simplificar a gestão do seu negócio com as ferramentas certas. Para isso, a Megasul reúne diversos recursos essenciais para a boa gestão no ERP Megasul. Você tem acesso ao controle de várias áreas, desde os mais simples cadastros até os processos mais complexos de faturamento, possibilitando ainda a ativação de módulos adicionais que complementam o uso geral e abrangem operações específicas, para garantir até mesmo o controle de mais de uma loja.

Saiba tudo que o ERP Megasul pode te oferecer.