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CNAE comércio varejista: qual o código para registrar empresa?

Definido pela Comissão Nacional de Classificação (Concla/IBGE), o CNAE de comércio varejista é:

  • 4712-1/00: Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios — minimercados, mercearias e armazéns.

Confira a seguir a tabela completa com todas as atividades relacionadas ao CNAE comércio varejista:

4712-1/00

Armazém varejista

4712-1/00

Armazém; comércio varejista

4712-1/00

Armazéns varejistas

4712-1/00

Empório; comércio varejista

4712-1/00

Mercearia; comércio varejista

4712-1/00

Mini-market; comércio varejista

4712-1/00

Mini-mercado; comércio varejista

4712-1/00

Minimercado; comércio varejista

4712-1/00

Minimercados

4712-1/00

Secos e molhados; comércio varejista

Vale ressaltar que nem todas as atividades varejistas são contempladas por um único CNAE.

Os estabelecimentos comerciais com venda predominante de produtos alimentícios industrializados (lojas de conveniência), por exemplo, correspondem ao CNAE 4729-6/99.

No entanto, você não precisa ficar preso apenas a um CNAE comércio varejista.

Ao formalizar sua empresa, pode registrar um CNAE principal e até 99 secundários de acordo com o mix de produtos que pretende oferecer.

Como abrir empresa com CNAE de comércio varejista

Abrir uma empresa com CNAE de comércio varejista não é uma tarefa complicada do ponto de vista das etapas burocráticas de registro do CNPJ.

As principais etapas a serem cumpridas são:

  1. Escolha da natureza jurídica: Sociedade Limitada (com sócio), Sociedade Limitada Unipessoal ou Empresário Individual (sem sócio)
  2. Definição do porte da empresa: Microempresa, Empresa de Pequeno Porte, etc.
  3. Definição do regime tributárioSimples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real
  4. Consulta prévia de viabilidade do nome empresarial e do endereço da empresa
  5. Coleta de dados na Redesim e solicitação de registro das inscrições tributárias (CNPJ e Inscrição Municipal)
  6. Solicitação dos licenciamentos necessários.

Como ter sucesso no ramo de comércio varejista

Agora que você já sabe qual CNAE comércio varejista usar para abrir sua empresa, confira algumas dicas de como ter sucesso no segmento:

  • Defina seu público-alvo e conheça suas necessidades por meio de pesquisas sobre hábitos de consumo e tendências
  • Escolha um ponto comercial estratégico próximo a locais com grande circulação de pessoas
  • Treine sua equipe para oferecer um atendimento de excelência
  • Decore a loja e organize os produtos estrategicamente de forma a despertar o interesse dos clientes
  • Adote uma política de preços competitivos, oferecendo descontos e promoções, sem se esquecer de garantir boas margens de lucro
  • Invista em tecnologia para otimizar processos, profissionalizar a gestão e reduzir custos
  • Esteja atento às tendências de mercado para se manter competitivo
  • Tenha uma contabilidade online parceira que ajude nas demandas contábeis, trabalhistas, previdenciárias e fiscais.

Quanto uma empresa de comércio varejista paga de impostos

Caso a empresa com CNAE de comércio varejista seja optante pelo Simples Nacional, a tributação é feita conforme o Anexo I, com alíquotas nominais que variam de 4% a 19%, conforme a faixa de faturamento.

Um sistema de gestão – ERP

Utilizar um sistema de gestão de recursos empresariais (ERP) facilita todo seu trabalho, pois com ele é possível organizar seu estoque, importar notas fiscais de seus fornecedores, emitir pedidos, efetuar vendas e até identificar os produtos que estão “encalhados” para que você possa gerar promoções e liberar espaço para novos produtos.

Você sabia que pode ter todas as opções de um ERP totalmente online?

VarejoCloud é uma plataforma de gestão online que permite você administrar todas as etapas do seu negócio. Ele tem tudo que seu negócio precisa para continuar crescendo.

– Frente de caixa

– Compras

– Gestão de estoque

– Precificação de produtos

– Venda e emissão de notas

– Venda online

– Gestão financeira

– Envio de SPED

E muito mais, e você pode acessar todas as informações direto pelo celular, tablet ou computador, basta ter internet.

Essas foram algumas recomendações de como aumentar as vendas em uma loja de roupas.

Para atuar nesse segmento de mercado, vale a pena buscar novidades e tendências, não apenas nas peças que serão vendidas, mas também na decoração para que gere uma experiência bacana para seu cliente.

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