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Saiba como elevar a rentabilidade em categorias importantes como pães, biscoitos e bolos

Estratégia passa por estar pronto para atender as diversas necessidades do consumidor, elevando o tíquete médio

Elevar a rentabilidade por metro quadrado da gôndola e a margem bruta são dois desafios constantes do varejo alimentar. Parte da solução para ambas as situações passa por um sortimento bem montado, que conta com itens capazes de atrair os consumidores e com produtos de maior valor agregado, que atendam diferentes necessidades do público.

Para se ter uma ideia, pesquisas indicam que, mesmo em momentos de crises, um mix que permita ao consumidor encontrar o que procura figura entre os principais critérios de escolha. Esse é um atributo que permeia o negócio como um todo e se reflete nas escolhas dentro das categorias.

Cada uma delas precisa atender, por exemplo, a maior procura dos clientes por itens indulgentes, práticos e saudáveis – escolhas que se alternam conforme o momento de consumo –, sobretudo em categorias relevantes e de grande volume consumido como pães, biscoitos e bolos. Devido à importância que esses produtos têm para o negócio, é essencial ter uma boa profundidade no sortimento oferecido ao consumidor.

A empresa tem em seu portfólio uma ampla variedade de biscoitos doces e salgados, pães diversos, panettones, macarrão instantâneo, bolos, salgadinhos e farofas prontas. A fabricante detém um índice de preferência no varejo de nada menos do que 30% na categoria de pão de forma, uma das mais importantes do setor de matinais, segundo pesquisa feita por SA Varejo com 3.932 supermercadistas de todo o País.

Na categoria de biscoitos, a empresa oferece doze produtos no segmento de biscoitos secos salgados, com opções de crackers variados e água e sal em diferentes gramaturas, além de biscoitos indulgentes, com uma linha extensa de biscoitos recheados e uma linha completa de wafers, que conta com nove opções de sabores diferentes, sem deixar de mencionar as rosquinhas, em nove opções entre sabores e gramaturas que são o carro-chefe da empresa.

Falando um pouco de pães, ofereça por exemplo, diversas opções saudáveis em versões com ômega, castanhas brasileiras, castanha-do-pará e linhaça, abacaxi com hortelã, couve e chia, maçã com quinoa, banana com aveia, além de uma opção zero adição de açúcares, para consumidores com restrições alimentares.

Outro exemplo é o segmento de Pães Caseiros, que são pães já conhecidos no mercado, como Pão de Milho, Pão com Coco e Pão Sovado, além de contar também com uma linha de Brioches – em três versões, tradicional, integral e chocolate com castanhas-, que atende o desejo de indulgência e permite ao consumidor saborear a clássica receita francesa, que faz sucesso em muitos países.

Para o varejo, um dos diferenciais dessa linha é incentivar a diversificação da cesta de compra com alternativas de alto valor agregado.

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