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Automação de lojas físicas atrai consumidores digitalizados

Adotando hábitos de autoatendimento, clientes estão voltando às compras em lojas físicas em números semelhantes aos de antes da pandemia

Os consumidores estão retornando às lojas físicas em números semelhantes ao período pré-pandemia. Mais digitalizados, eles utilizam serviços como o PIX, ferramentas de autoatendimento e compras pelo celular. É o que indicam os resultados da 15ª Pesquisa Global Anual de Consumidores.

Embora a inflação tenha afetado a percepção de compras para 90% dos consumidores no Brasil, eles estão voltando às lojas para as compras de Natal. No entanto, os entrevistados relataram querer sair rapidamente das lojas e estão dispostos a usar a tecnologia de autoatendimento para agilizar o processo.

De acordo com o estudo, o envolvimento do comprador com esses tipos de soluções continua aumentando, com 69% dos consumidores afirmando que já utilizaram ferramentas de autoatendimento e self-checkout.

Além disso, 40% dos consumidores que responderam a pesquisa preferem pagar usando um dispositivo móvel ou smartphone e 93% esperam continuar a utilizar soluções de self-checkout – diminuindo, assim, a preferência por caixas tradicionais.

Automação em curso

De olho nas preferências de seu consumidor, 71% das empresas na América Latina consideram que, com a automação dos pontos de pagamento, os checkouts atendidos por pessoas são cada vez menos necessários. Quase a metade já está transformando seus espaços para oferecer opções sem contato e self-checkout.

Os consumidores também continuam contando com seus smartphones para fazer compras. Este ano, o estudo indicou uma alta sensibilidade para o uso de celulares para identificar melhores preços. Mais da metade (60%) dos entrevistados estão procurando ofertas, descontos especiais ou cupons e 80% desejam cortar despesas para pagar as contas em dia.

Os compradores esperam ter uma experiência perfeita, seja qual for a modalidade. Oito entre dez pessoas preferem comprar na loja ou online, favorecendo os comerciantes que oferecem ambos.

A comodidade continua em alta para atender à demanda: a maioria dos consumidores (86%) prefere pedir seus produtos em casa e 70% preferem empresas que oferecem o serviço de retirada na loja.

Os compradores não veem canais diferentes, mas sim uma experiência única, independentemente de onde ou como compram. É por isso que não falamos mais apenas de e-commerce, mas de comércio unificado ou unified commerce, como o futuro do varejo. Uma abordagem de comércio unificado pode ajudar os varejistas a entender melhor seus consumidores, entender suas preferências de compra – online, na loja, rede, smartphone ou qualquer combinação – e, assim, melhorar sua experiência geral.

 

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