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DIA DO CONSUMIDOR: foco no relacionamento com o cliente!

Em 2023, o e-commerce registrou um faturamento diário de R$ 618,7 milhões (dados da Neotrust) na primeira quinzena de março, representando um crescimento de 7,8% em comparação com janeiro. E como isso ocorreu? Chamado de “Black Friday do primeiro semestre”, o Dia do Consumidor ocorre no dia 15 de março e está se tornando cada vez mais importante no cenário do varejo e comércio digital, sendo reconhecido como a primeira grande ocasião do ano no calendário do e-commerce. E este evento não se limita a apenas um dia: nos últimos anos, ele tem abrangido uma semana inteira de ofertas para atrair consumidores e impulsionar os resultados do varejo. Para impulsionar as vendas, é fundamental oferecer descontos atrativos e reais, abrangendo tanto o comércio online quanto físico, planejar-se e estar amparado com as melhores soluções de software para tornar a sua experiência com o consumidor mais segura e organizada. Além disso, é essencial ouvir e envolver os consumidores, permitindo que eles influenciem as decisões de compra e contribuam para o sucesso das promoções.

Dicas para o seu varejo  

a) Dê ouvidos ao cliente

O Dia do Consumidor é uma oportunidade para celebrar o empoderamento dos clientes, valorizando-os e proporcionando encantamento. Uma maneira de fazer isso é permitindo que eles próprios determinem como serão impactados e quais promoções receberão. Para isso, é fundamental ouvi-lo. Utilize as redes sociais, o WhatsApp e a interação com os vendedores no ponto de venda para descobrir em quais produtos os clientes desejam obter mais descontos, em que momentos e por meio de quais canais preferem realizar suas compras, como estão percebendo a divulgação das promoções e diversas outras informações. Ouvir o feedback do consumidor melhora o relacionamento com ele e obtém mais informações sobre seus desejos e necessidades de compra!

b) Ofereça promoções atrativas

As ofertas são o maior atrativo do Dia do Consumidor. Por isso, é importante apresentar ofertas e descontos realmente vantajosos para seus clientes durante toda a semana do evento.  Uma dica: organize kits ou descontos progressivos, sem prejudicar sua margem de lucro!

c) Invista no seu PDV

A eficiência no ponto de venda é crucial para garantir uma experiência de compra positiva. Ninguém deseja esperar por um atendimento demorado ou ficar aguardando enquanto o vendedor procura pelos produtos desejados. Identifique oportunidades de otimização nos processos de venda para agilizar o checkout, investindo em um PDV mais ágil e confiável. Além disso, é fundamental monitorar de perto os indicadores de desempenho de vendas da sua loja e reunir insights valiosos com a sua equipe de vendas.

d) Ofereça diversos meios de pagamento

Você já refletiu se o seu sistema torna a compra fácil ou complicada quando o cliente está prestes a concluir a transação? Ou seja, nesse momento crucial, o seu software ou site oferece credibilidade, confiança e segurança? Dedicar atenção ao sistema de pagamento é fundamental para qualquer varejista, proporcionando aos usuários um ambiente simples, seguro e com as principais opções de pagamento para que eles finalizem suas compras. A Megasul oferece soluções com diversas formas de pagamento para proporcionar uma experiência muito confortável na hora de fechar as vendas com seus clientes.

É sobre focar no relacionamento com o cliente

Mais do que focar em promoções irresistíveis de curto prazo, que nem sempre são lucrativas ou atraem os melhores clientes, o varejo pode aproveitar o Dia do Consumidor para reengajar os clientes que estiveram em sua loja nos últimos meses. Além disso, essa data pode ser uma oportunidade significativa para se preparar para eventos futuros, como a Páscoa, o Dia das Mães e o Dia dos Namorados. Lembre-se: o Dia do Consumidor é uma oportunidade de vendas, mas também é uma chance de fortalecer o relacionamento de longo prazo com seus clientes.

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