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Estratégias de marketing para loja de materiais de construção

Desenvolver estratégias de marketing para a sua loja de materiais de construção é uma etapa fundamental para o sucesso do seu negócio. Afinal, são essas estratégias que te ajudarão a atrair clientes para a sua loja, fidelizá-los, além de tornar a sua loja conhecida no ramo.

1. Fique de olho na organização da loja

Ninguém gosta de fazer compras em lojas bagunçadas, ou sem uma disposição inteligente dos produtos. Além disso, o visual da loja pode desempenhar um papel crucial nas vendas e na busca por maior lucratividade.

Por isso, uma das estratégias de marketing à qual você deve ficar atento na sua loja de materiais de construção é a organização e disposição dos produtos na sua loja. Desta forma, você conseguirá oferecer a melhor experiência aos consumidores.

Basta imaginar um cliente que precise comprar um item para realizar um conserto em sua casa, algo que precise ser resolvido com urgência. Ele espera encontrar o produto rapidamente. Por isso, é fundamental manter o ambiente sempre organizado e funcional, com categorias e métodos que facilitem a compra.

Investir em sinalização de cada um dos setores também é uma excelente ideia para otimizar o tempo, tanto para o cliente quanto para os funcionários. Dessa forma, aqueles que possuem uma necessidade específica podem encontrar o produto desejado com facilidade.

Neste caso, para influenciar o cliente a andar mais pela loja você pode apostar na disposição dos produtos de forma inteligente. Por exemplo, colocando os itens mais procurados um pouco mais distantes da entrada da loja.

2. Priorize o bom atendimento

Se você pretende encantar e fidelizar os clientes, então é preciso desenvolver uma estratégia de marketing focada no bom atendimento. Esse é um passo essencial para qualquer empresa que queira estabelecer um relacionamento positivo com seus clientes.

A primeira coisa a ser feita é promover, incentivar e facilitar programas de treinamento de técnicas de vendas e de atendimento ao cliente. Para acertar nesses treinamentos é fundamental conhecer o seu público e entender quais são as suas percepções sobre a sua loja.

Aproveite para ver quais são as reclamações mais frequentes e tente melhorar os pontos negativos levantados pelos clientes. Assim, você mostrará que está prestando atenção no que o cliente tem a dizer e está preocupado com melhorar os pontos fracos do seu estabelecimento. Vale a pena dizer que o padrão de atendimento deve ser o mesmo em todos os canais de atendimento.

3. Implemente uma rádio indoor personalizada

A próxima estratégia de marketing para a sua loja de materiais de construção é a implementação de uma interessante ferramenta de marketing sensorial: a rádio indoor personalizada. Ela te ajuda não apenas a promover estrategicamente anúncios e ofertas, mas também pode ajudar a oferecer uma atmosfera de compras agradável e estimulante.

Uma das principais vantagens dessa ferramenta é a possibilidade de utilizar a rádio para anunciar ofertas, períodos promocionais, novidades e divulgar os serviços da sua loja. Esses anúncios podem ser veiculados ao longo da programação musical, mantendo todos os clientes da loja informados sobre o que acontece no estabelecimento.

Além disso, também é possível criar uma playlist exclusiva para a sua loja de materiais de construção. Ela pode conter músicas que transmitem a personalidade da sua marca e que agradam aos clientes. Sem falar que ela ajuda a integrar outras estratégias de marketing, como durante períodos festivos com a reprodução de músicas temáticas.

4. Crie uma estratégia de pós-venda

Muitas empresas do varejo ficam tão focadas em aumentar as vendas e atrair novos clientes, que se esquecem de preparar uma estratégia de marketing focada no pós-venda. Por isso, se você quiser fazer com que a sua loja de materiais de construção se destaque da concorrência, você precisa considerar essa possibilidade.

Após a venda de um produto, é crucial manter contato com o cliente. Isso demonstra uma preocupação genuína com sua satisfação do cliente com o item adquirido e comunica o valor que a loja atribui à sua experiência.

Uma boa estratégia de pós-venda foca em coletar o feedback dos clientes com relação aos produtos adquiridos e à experiência de compras que ele teve. Além disso, ele também deve ter ações para lembrar o cliente da loja e uma das melhores formas de se fazer isso é com e-mail marketing, mensagens em aplicativos, dentre outros.

Outro ponto importante é com relação ao atendimento aos clientes que querem devolver ou trocar alguma mercadoria, seja por defeito, insatisfação ou no caso de presentes. Esses clientes devem receber a mesma atenção de quem vai à loja comprar um produto.

5. Invista em parcerias

A nossa última dica de estratégia de marketing para você ter na sua loja de materiais de construção são as parcerias com outros estabelecimentos. Esses relacionamentos colaborativos podem ser altamente benéficos em termos de aumento da exposição para ambas as partes envolvidas.

A assinatura da parceria pode ser feita online, com o compartilhamento de conteúdo do blog ou publicação de um influenciador sobre o assunto em uma rede social. Tais ações servem para ampliar a presença da marca em diversas plataformas além da loja própria, estabelecendo assim mais credibilidade e prestígio.

Além da esfera digital, oportunidades de colaboração também podem ser encontradas nas lojas físicas e elas podem incluir lojas que ofereçam serviços complementares aos da sua loja. Juntos, esses negócios podem aumentar as ofertas uns dos outros e criar relacionamentos mutuamente benéficos.

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Essas foram algumas recomendações de como aumentar as vendas em uma loja de roupas.

Para atuar nesse segmento de mercado, vale a pena buscar novidades e tendências, não apenas nas peças que serão vendidas, mas também na decoração para que gere uma experiência bacana para seu cliente.

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