Skip links

CURVA ABC: O que é e como ela pode te ajudar!

Você sabe a importância de ter controle sobre o fluxo do seu estoque?

A gestão eficiente do estoque é fundamental para o sucesso empresarial. Saber controlar o movimento dos produtos, desde os mais vendidos até os de menor saída, é crucial para otimizar recursos e evitar déficits financeiros. Este controle evita imobilização de recursos em excesso, que poderiam ser investidos de maneira mais produtiva. Ao mesmo tempo, evita a escassez de produtos, que pode resultar em perda de vendas e abrir espaço para a concorrência. E quem pode te ajudar nisso, é a Curva ABC!

Você sabe o que é a Curva ABC?

A Curva ABC é uma análise que classifica os itens em três categorias com base em sua importância, quantidade ou valor. A Classe A representa 20% dos produtos que correspondem a 80% do estoque, a Classe B representa 30% dos produtos correspondendo a 15% do estoque, e a Classe C representa 50% dos produtos, correspondendo a 5% do estoque.

Como a análise ABC facilita a tomada de decisão?

A análise ABC oferece uma perspectiva abrangente do negócio, destacando os produtos mais relevantes. Isso facilita a tomada de decisões estratégicas, permitindo que os empreendedores foquem seus esforços nos itens que mais impactam o estoque e, consequentemente, as finanças da empresa.

Como a Megasul implementa a curva ABC em seus serviços?

A Megasul oferece uma solução valiosa para a gestão de estoques, integrando a Curva ABC diretamente no ERP por meio de relatórios gerados pelo usuário. Essa solução é uma facilidade adicional oferecida por nossos produtos, proporcionando uma visão abrangente e facilitando a tomada de decisões para o sucesso do seu negócio.

Clique aqui e baixe agora a planilha que disponibilizamos gratuitamente para você experimentar essa ferramenta! 

Deixe um comentário