Skip links

Varejo pelo Mundo: Conheça o Hema

Com o intuito de proporcionar inovação e enriquecimento cultural aos nossos clientes, a Megasul criou o segmento “Varejo pelo Mundo”. Nele, compartilharemos as experiências de viagens realizadas por nossa equipe ao redor do globo, nas quais coletamos informações valiosas, ideias inspiradoras e insights sobre a evolução do varejo em diferentes países.

E para inaugurar o quadro, contaremos sobre a experiência da Megasul visitando o supermercado futurista Hema Xiansheng, uma inovação da gigante do varejo online na China, a Alibaba. Abaixo, compartilharemos mais informações sobre essa experiência intrigante.

O termo Hema Xiansheng, traduzido como “frescor e vivacidade embalados”, também é um jogo de palavras em chinês que remete ao “Sr. Hippo” (Senhor Hipopótamo),o que  inspirou o mascote do hipopótamo da marca.

Um novo modelo de supermercado

O visionário Jack Ma – fundador da Alibaba – concebeu uma estratégia inovadora conhecida como “novo varejo“, definindo como “a integração online, offline, logística e dados em uma única cadeia de valor“.

Em síntese, o Hema é um supermercado de alta tecnologia projetado em torno do seu smartphone. Seu smartphone é utilizado para todas as atividades na loja, desde adicionar itens a um carrinho de compras digital enquanto você faz suas compras, até receber informações nutricionais dos produtos e efetuar o pagamento das suas mercadorias.

A essência da estratégia da Alibaba reside em simplificar e tornar conveniente a aquisição de produtos. Ao integrar os aspectos online e offline, a empresa acredita que pode transformar significativamente a experiência de compra dos clientes.

O Hema é considerado um protótipo do que a Alibaba enxerga como o futuro do varejo. Com princípios de conveniência, entrega, facilidade de compra e informações detalhadas sobre produtos, o Hema possui diversas categorias no seu estoque, como alimentos, eletrônicos, roupas e móveis domésticos. Dentro desse contexto, a loja se torna um espaço para persuadir ou dissuadir os clientes a efetuarem compras específicas.

Especializado em alimentos frescos, este supermercado oferece aos clientes a opção de comprar presencialmente ou por meio do aplicativo. Além disso, disponibiliza informações sobre a origem dos produtos, entrega gratuita em 30 minutos e pagamento por meio de reconhecimento facial.

Curiosidades sobre o Hema

  • Com mais de 40 unidades na China, localizadas principalmente em shoppings de alto padrão ou em áreas residenciais e comerciais, o Hema se destaca pela entrega gratuita de mantimentos em 30 minutos para residentes em um raio de até 3 km.

  • Para fazer compras no Hema, é necessário baixar o aplicativo, que registra todas as compras, salva preferências e endereço de entrega, e permite o pagamento por meio do Alipay (serviço de pagamento móvel da Alibaba). Após as compras, os clientes têm uma página personalizada com base em suas preferências e histórico de compras.
  • A ênfase está na seção de alimentos frescos, com uma ampla variedade de carne, legumes, frutas e frutos do mar. A transparência e qualidade garantida são atrativos, especialmente em um contexto de preocupações frequentes com segurança alimentar na China.
  • Utilizando a vasta quantidade de dados do consumidor coletados pela Alibaba, as lojas Hema ajustam seus estoques de acordo com os hábitos de consumo locais. Cada loja oferece cerca de 3 mil produtos, enquanto o aplicativo Hema possui mais de 50 mil itens.
  • O sistema de pedidos online é eficiente, com sacos codificados por cores e marcados com códigos QR correspondentes ao pedido.

  • A funcionalidade de escanear produtos desconhecidos para obter informações imediatas, como origem, dados nutricionais e receitas, torna a experiência de compra menos intimidadora.
  • A ausência de caixas é uma característica marcante, com pagamentos realizados em quiosques através do Alipay, promovendo a permanência dos clientes no aplicativo.

  • Um dos recursos mais notáveis é o pagamento por reconhecimento facial. Como as vendas estão vinculadas ao Alipay, o checkout pode simplesmente digitalizar seu rosto para confirmar sua compra, sendo quase instantâneo, com o número de telefone fornecendo uma camada adicional de segurança.
Fontes:

https://www.cnbc.com/2018/08/30/inside-hema-alibabas-new-kind-of-superstore-robots-apps-and-more.html

https://m.onewedesign.com/en/news.html/4-2516.html

https://www.indigo9digital.com/blog/futureofretailalibaba

Deixe um comentário