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Comportamento do consumidor: Como monitorar e ajustar mudanças no seu mercado para vender mais?

Negócios de sucesso são aqueles que compreendem o comportamento do consumidor e se adaptam às mudanças quando necessário. Este processo é a chave para permanecer relevante e impulsionar as vendas no varejo, um setor que passa por transformações o tempo todo.

O comportamento pode ser distinto mesmo dentro de uma mesma cidade, exigindo a gestão do portfólio de produtos e precificação diferenciada para a região. 

Uma análise completa se inicia por entender o que motiva as escolhas destes consumidores, mas como fazer isso? Apesar de ser um processo trabalhoso, algumas informações podem facilitar ainda mais o trabalho dos colaboradores envolvidos no processo, como a análise de dados, histórico de compras, entrevistas, inteligência artificial e pesquisas de mercado. Assim, é possível identificar padrões e antecipar tendências. 

O cliente não espera, é preciso ser ágil

A agilidade é crucial na gestão de supermercados, pois à medida que os gostos e preferências dos clientes evoluem, os negócios devem ser capazes de ajustar os produtos oferecidos em tempo hábil. Com esta flexibilidade nas operações, é possível aumentar ainda mais as vendas. 

Uma boa estratégia é o uso da personalização. Para isso, pense: Como o meu negócio pode se destacar da concorrência? O que os clientes estão esperando? A oferta de kits, promoções direcionadas e cartões de presente são alguns exemplos de estratégias que podem aumentar a atratividade e estimular o engajamento contínuo dos clientes para mantê-los conectados à sua marca.  

Quais são as melhores formas de monitorar o comportamento do cliente?

  1. Pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado é uma forma tradicional de entender o comportamento do cliente e, assim, aprimorar as suas experiências de compra. Em muitos casos, os gestores conseguem ter acesso a informações que seriam difíceis de obter com outras formas de pesquisa. 

Para isso, faça questionários que incluam o grau de satisfação do cliente com o estabelecimento, perguntas sobre os seus hábitos e padrões de compra, e não se esqueça de incluir espaços para sugestões e reclamações. Este tipo de comunicação direta é fundamental para proporcionar serviços de acordo com as expectativas dos consumidores.

  1. Análise de comportamento online 

A jornada digital do cliente pode oferecer muitas respostas para o seu mercado, caso ele também esteja presente nas redes. Ela ajuda a entender como os consumidores interagem com o site, quais são as páginas mais visitadas e quanto tempo permanecem em cada uma delas. 

Outra forma de fazer isso é através das redes sociais. Elas são ricas fontes de informações sobre o comportamento do consumidor, ao monitorar comentários e avaliações relacionadas à sua marca, fica mais fácil identificar tendências e pontos de melhoria.  

  1. Faça testes e experimentações

Com todas as informações em mãos, é hora de começar a conduzir testes e experimentos para avaliar a aceitação de novos produtos, serviços, estratégias de preços e muito mais. Ao seguir com este processo, o seu mercado poderá fazer ajustes rápidos, como quais produtos podem sair de circulação e quais serviços devem ser aprimorados. 

Esta estratégia reduz significativamente os riscos associados a grandes lançamentos, e permite uma abordagem mais calculada, considerando possíveis prejuízos financeiros e de reputação. 

  1. Conte com as ferramentas de gestão e inteligência artificial da Megasul

Todos os dados da operação podem ser consumidos através dos diversos relatórios presentes em nossas plataformas. Desde a curva ABC, itens mais e menos vendidos, resultados de campanhas entre outros. Com a aplicação de inteligência artificial, também podemos ajudar a entender quais são as características de compra e gerar recomendações direto na Frente de Caixa de forma automática, melhorando a experiência de compra do cliente e proporcionando o upsell.

Com a ajuda dessas abordagens, cada supermercado terá uma compreensão mais profunda sobre como os consumidores se comportam ao comprar da marca, isso permite uma adaptação ágil às mudanças no mercado e garante a fidelização do público-alvo. Use as estratégias acima para construir relações duradouras e sucesso a longo prazo!

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