3 ferramentas que mudarão o cenário supermercadista em 2023
Um dos melhores caminhos para tornar a gestão das lojas, física ou online, mais eficiente é aplicando ferramentas que potencializam as ações estratégicas dos supermercados.
A tecnologia contribui com a qualidade da gestão dos negócios e facilita os processos para os clientes. Confira três ferramentas que podem mudar o cenário supermercadista em 2023.
Por meio da combinação de IA (inteligência artificial), comércio conversacional e realidade aumentada, as empresas podem desenvolver uma identidade de marca criativa e atraente, que se destaque online e impulsione o engajamento e a fidelidade do cliente.
1- INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Esta ferramenta é vista como um dos principais recursos para melhorar a experiência do cliente ao permitir que os usuários se comuniquem com as marcas como fariam com uma pessoa, criando conversas mais humanas. Além disso, esta tecnologia pode gerar economias para a gestão ao automatizar o sistema de chamadas telefônicas de uma empresa.
2- COMÉRCIO CONVERSACIONAL
O processo de interagir com o consumidor será cada vez mais digital e os chatbots também são ferramentas que serão usadas para aumentar as vendas em 2023. Nos últimos anos, o uso dessa ferramenta para aumentar as vendas se popularizou, sendo utilizada para que os clientes possam comprar e rastrear produtos de forma rápida e fácil: até 2023, os chatbots devem gerar mais de US$ 100 bilhões em receita para as empresas.
3- REALIDADE AUMENTADA
Uma loja virtual que apresente os seus produtos através de realidade aumentada consegue combinar o mundo real e o físico com elementos digitais que produzem um fascínio especial para o usuário. Esta ferramenta tem um grande potencial para os supermercados quando usada para visitas virtuais e se consolida no comércio online porque pode aumentar a satisfação de compra em 47%.
Essas ferramentas podem mudar o cenário supermercadista em 2023 e ajudar na evolução do setor. Com a chegada de um novo ano, é essencial olhar com uma perspectiva mais cuidadosa para as tendências que estão surgindo, se programar para adotá-las e também adaptá-las ao ambiente de trabalho.