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Quer aumentar o ticket em seu mercado?

Elevar a rentabilidade por metro quadrado da gôndola e a margem bruta são dois desafios constantes do varejo alimentar.

Parte da solução para ambas as situações passa por um sortimento bem montado, que conta com itens capazes de atrair os consumidores e com produtos de maior valor agregado, que atendam diferentes necessidades do público.

Abaixo separamos dicas fundamentais para você aumentar seu faturamento na sua loja.

Confira!

1. Aposte no mix de produtos!

O consumo médio do brasileiro varia a todo momento, de acordo com diversas variáveis. Crises, inflação, fatores culturais e sociais fazem toda diferença nas listas de mais vendidos. Contudo, apesar de mudarem de posição, há itens que estão quase sempre presentes no carrinho das famílias.

Veja quais são os produtos que compõem a maioria das compras no Brasil. Aproveite para checar se sua loja está abastecida com todos eles!

1. Arroz

O arroz é parte essencial do almoço e da janta da maioria dos brasileiros. Não é surpresa alguma que ele seja um dos produtos mais vendidos. Seja para uma refeição básica, pratos típicos ou até sobremesas, Por isso, o arroz (normalmente branco) é obrigatório nas prateleiras de qualquer mercado.

2. Feijão

Esse é o grão que melhor completa o arroz, ainda que ele costume ser ainda mais variado. O tipo mais popular no país é o feijão-carioca, mas fique atento: dependendo da região, outros tipos podem vender até mais. O feijão-preto, por exemplo, é o preferido no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul.

3. Café

Nós começamos com os clássicos, mas o café é praticamente obrigatório nas casas brasileiras. Ele já foi apontado pelo IBGE como o alimento mais consumido de todos! Ou seja, é melhor não deixar seu cliente sem boas opções de café.

4. Macarrão

Aqui temos mais um alimento com diversos tipos para agradar os mais variados gostos. Espaguete, parafuso, caracol, penne, enfim, são muitas opções de massa. É um prato fácil de fazer e que rende bastante, o que podem ser razões pelas quais estão presentes na maioria dos lares.

5. Farinha de trigo

Por falar em massa, a preparação de muitas comidas saborosas depende da farinha de trigo. Faz parte da cultura brasileira experimentar receitas, tanto doces quanto salgadas, especialmente em finais de semana ou em reuniões familiares e de amigos. Aproveite essa prática e garanta a farinha, que está entre os produtos que mais vendem no supermercado.

6. Ovos

Além de ser fundamental para inúmeras receitas (inclusive as que usam farinha), o ovo é popular como uma mistura prática e agradável para qualquer almoço ou jantar. Ele torna um prato de arroz e feijão bem mais completo.

7. Cebola e alho

Sim, são dois itens, mas suas funções são parecidas e sua presença é frequentemente combinada nas compras. Tanto a cebola quanto o alho são usados como forma de temperar os alimentos, do arroz e feijão até as massas e carnes.

8. Carnes

Especificar carnes mais vendidas é algo que varia de acordo com a região do país e com a época. Picanha, por exemplo, é destacada como o corte preferido, mas nem sempre o consumidor fará essa escolha se sentir que vai pesar muito no bolso. No geral, o melhor é ter algumas boas opções de açougue, como alcatra, fraldinha, peito de frango, lombo, entre outras.

9. Frios

É comum que as pessoas se refiram aos cortes de presuntos, queijos, mortadela e afins como frios. São acompanhantes fiéis dos cafés da manhã e de muitas receitas. Se não for possível oferecer uma variedade enorme de frios, garanta, pelo menos, alguns tipos de queijo, presunto e apresuntado.

10. Limpeza

Os produtos de limpeza merecem destaque em qualquer lista sobre produtos que mais vendem no supermercado. Alguns dos itens que não podem faltar são o sabão em pedra e em pó, água sanitária, detergente, alvejante e limpadores multiuso que podem ser usados em diversas situações.

02. Como saber quais são os produtos mais vendidos no meu supermercado?

Apesar da lista que você acabou de ver, é importante que você saiba como analisar quais são os itens mais vendidos na sua loja. Afinal de contas, esses produtos podem variar dependendo da loja, do perfil dos consumidores e da região em que ela está.

Para conhecer esses itens é fundamental que você faça uma análise detalhada do histórico de vendas do supermercado através do seu ERP. Isso significa levantar todas as vendas realizadas em um determinado período e olhar para aqueles que venderam mais.

Isso permitirá que você entenda quais os itens que os clientes mais procuram e possa realizar promoções que sejam mais atrativas e, consequentemente, aumentar as suas vendas.

Outra forma de olhar para esses dados é verificando quais são os itens que os clientes mais compram juntos. Por exemplo, macarrão, molho de tomate e queijo ralado. Isso permitirá que você faça promoções inteligentes e influencie a decisão do cliente.

03. Mantenha tudo organizado

No dia a dia, é comum que os clientes bagunçam as prateleiras ao remexer e procurar pelo que querem. Por isso, é essencial orientar seus funcionários para ficarem de olho nas seções pelas quais são responsáveis de modo a evitar ao máximo a desorganização.

Dica importante: Controle a validade de seus produtos.

Não adianta manter sua gôndola organizada e ter um produto vencido no meio dela, utilize o controle de vencimentos de produtos no seu sistema ERP.

04. Reforce o estoque

Sabendo que a maioria dos clientes vai procurar por esses produtos, a primeira preocupação que você deve ter é com relação ao estoque. Afinal de contas, esses itens não podem, em hipótese alguma, ficar zerados. Caso contrário, você vai ter prejuízo (porque não conseguiu efetuar a venda), além de deixar o cliente desapontado.

Portanto, estabeleça um estoque mínimo para esses produtos e tenha mais de um fornecedor disponível para o caso de alguma emergência.

É importante controlar seus pedidos por um sistema completo de gestão como o VarejoCloud.

05. Sinalize sempre

Sinalize onde estão os produtos que mais vendem no supermercado, já que são os que atraem mais pessoas, mas também garanta uma boa sinalização em outras categorias. Inclua o necessário e evite a poluição visual.

06. Faça promoções certeiras

Use o VarejoCloud para identificar determinados padrões de consumo ao longo do mês, por exemplo, pode realizar promoções dos produtos mais vendidos nesses períodos para atrair mais clientes para a loja. Mas não se esqueça de caprichar na divulgação, porque, se ninguém souber o que acontece no seu estabelecimento, não há estratégia que funcione.

07. Treinar colaboradores é fundamental para aumentar as vendas na loja

Sabia que os funcionários também podem ajudar nas estratégias de vendas de sua loja? Isso porque eles são responsáveis pela condução do cliente na decisão de compra.

Mas se os funcionários não forem bem treinados, ao invés de aumentar as vendas, eles podem fazer reduzi-las drasticamente, então invista no treinamento de seus colaboradores.

Também é fundamental oferecer informações a respeito dos clientes da loja, explicando qual é a melhor abordagem e quais são as possíveis escolhas que podem fazer. Assim, seu time vai conseguir atender com presteza, educação e sabendo o que estão vendendo.

08. Um sistema de gestão – ERP

Utilizar um sistema de gestão de recursos empresariais (ERP) facilita todo seu trabalho, pois com ele é possível organizar seu estoque, importar notas fiscais de seus fornecedores, emitir pedidos, efetuar vendas e até identificar os produtos que estão “encalhados” para que você possa gerar promoções e liberar espaço para novos produtos.

 

09. Você sabia que pode ter todas as opções em um ERP totalmente online?

VarejoCloud é uma plataforma de gestão online que permite você administrar todas as etapas do seu negócio. Ele tem tudo que seu negócio precisa para continuar crescendo.

– Frente de caixa
– Compras
– Gestão de estoque
– Precificação de produtos
– Venda e emissão de notas
– Venda online
– Gestão financeira
– Envio de SPED

E muito mais, e você pode acessar todas as informações direto pelo celular, tablet ou computador, basta ter internet.

Essas foram algumas recomendações de como aumentar as vendas em seu mercado.

Quer facilitar a gestão do seu negócio?

Entre em contato com o VarejoCloud, desenvolvemos um sistema simples e fácil de usar focado na gestão de Varejo de alimentos.

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