Sebrae e ABVTEX fecham parceria para capacitar pequenos negócios do setor de moda
De olho no desenvolvimento do varejo de moda nacional, o Sebrae firmou parceria com a Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX). O acordo visa capacitar, mapear e desenvolver pequenos negócios fornecedores e do setor de moda.
“Para esse convênio, com o Sebrae a ideia é termos várias ações conjuntas para sensibilizar e capacitar pequenos negócios varejistas da moda e associados à ABVTEX para questões de ESG”, explica Lorena Ortale, gestora de moda no Sebrae Nacional. A executiva comenta que também serão abordados temas como visões inovadoras, gestão responsável e atitudes estratégicas.
O acordo tem impacto direto para cadeia de valor da moda, já que a ABVTEX congrega as mais representativas redes nacionais e internacionais. Além disso, a instituição é a principal interlocutora do setor junto a entidades ligadas à indústria, comércio e autoridades do governo federal.
“Este é um marco para o desenvolvimento desta cadeia de valor visando aumento de produtividade e competitividade, além de intensificar os esforços na direção da Agenda ESG”, destaca Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX.
Por meio do acordo entre as duas organizações, a expectativa é fomentar e promover a competitividade da cadeia fornecedora em alguns temas. Entre eles estão, a melhoria da gestão e do ambiente de trabalho, capacitação da mão de obra, introdução de conceitos de sustentabilidade e inovação.
Objetivos
A parceria firmada entre Sebrae e ABVTEX determinou alguns objetivos específicos. Entres eles, a divulgação e promoção de ações de qualificação e conhecimento para que micro e pequenas empresas de moda sejam mais competitivas. Bem como, a estruturação de uma trilha de conhecimento na temática de sustentabilidade para capacitação nesta área.
Também estão entre as metas, mapear os polos das empresas de pequeno porte e levantar os desafios e oportunidades para qualificá-los.
Por fim, o apoio no desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o pequeno negócio da cadeia produtiva. E também a colaboração para que redes varejistas de moda participem de ações de desenvolvimento dos pequenos negócios em suas cadeias de fornecimento.
Imagem: Divulgação
Use um sistema de gestão – ERP
Utilizar um sistema de gestão de recursos empresariais (ERP) facilita todo seu trabalho, pois com ele é possível organizar seu estoque, importar notas fiscais de seus fornecedores, emitir pedidos, efetuar vendas e até identificar os produtos que estão “encalhados” para que você possa gerar promoções e liberar espaço para novos produtos.
Você sabia que pode ter todas as opções de um ERP totalmente online?
O VarejoCloud é uma plataforma de gestão online que permite você administrar todas as etapas do seu negócio. Ele tem tudo que seu negócio precisa para continuar crescendo.
– Frente de caixa
– Compras
– Gestão de estoque
– Precificação de produtos
– Venda e emissão de notas
– Venda online
– Gestão financeira
– Envio de SPED
E muito mais, e você pode acessar todas as informações direto pelo celular, tablet ou computador, basta ter internet.
Essas foram algumas recomendações de como aumentar as vendas em uma loja de roupas.
Para atuar nesse segmento de mercado, vale a pena buscar novidades e tendências, não apenas nas peças que serão vendidas, mas também na decoração para que gere uma experiência bacana para seu cliente.
Quer facilitar a gestão do seu negócio? Entre em contato com o VarejoCloud, desenvolvemos um sistema simples e fácil de usar focado na gestão de Varejo