Como cortar gastos na loja: 3 dicas essenciais

Os gastos podem ser um dos maiores vilões no dia a dia do varejista. São tantos custos e despesas que, às vezes, mesmo parecendo pequenos e praticamente sem importância, juntos fazem uma grande diferença no negócio. Basta observar o caixa no final do mês e já dá para entender onde queremos chegar.

Gerenciar para onde o dinheiro vai é tão fundamental quanto trabalhar para que o dinheiro entre no seu caixa. Afinal, ninguém quer vender bem e de repente perceber que não consegue salvar o lucro da loja porque tem contas acumuladas até o teto!

Mas você já pensou em tudo que pode reduzir para aumentar seu crescimento? Como cortar gastos?

Para responder essa pergunta, separamos 3 dicas simples que podem ajudar você a ter mais eficiência no corte de gastos.

1. Identifique o foco dos gastos

Não dá para começar de qualquer lugar ou você vai se perder no processo. O jeito mais eficiente de suprimir gastos é, primeiramente, descobrindo de onde eles vêm.

Observe suas finanças. Sempre vão existir despesas ou custos, e você pode anotá-los pouco a pouco para criar uma listagem cada vez mais detalhada.

Com esses valores em mãos, dos maiores aos menores, é muito mais fácil encontrar o que precisa de cortes urgentes, além do que pode ser refinado constantemente para contribuir com bons resultados, e analisar como cortar gastos.

Mas é claro, tudo vai depender do grau de relevância do gasto.

Vale lembrar que um gasto pode ser um custo, um valor totalmente ligado à produção de um produto, por exemplo. Em alguns casos, certos custos não podem ser totalmente reduzidos. Já as despesas podem ser até contas de luz a água - e talvez isso possa ser reduzido com algumas estratégias.

Enfim, é sempre interessante analisar todas as suas possibilidades antes de cortar qualquer coisa. :)

Softwares de controle financeiro podem ser muito úteis. O ERP Megasul, por exemplo, conta com um módulo exclusivo para dar conta da gestão financeira detalhada do seu negócio, ajudando na gestão de entradas e saídas, cheques, fluxos de caixa e contas da empresa.

2. Mobilize e conscientize sua equipe

Os funcionários são essenciais para que a loja funcione do jeito certo, e por isso é tão importante conscientizar cada um em relação a alternativas mais econômicas. Aliás, pequenas ações podem fazer a diferença.

Como citamos antes (tópico 1, pode conferir), às vezes é possível frear algumas despesas simples - e muitas vezes elas são tão rotineiras que ficam até despercebidas.

É o caso de prestar mais atenção a um possível grande consumo de energia elétrica quando a luz solar é predominante. Ou quando as atividades diárias são encerradas, já que nem todos os locais precisam continuar iluminados, certo?

Às vezes é possível limitar o número de impressões e gastos desnecessários com papel, por exemplo. São atitudes muito simples, mas que podem ajudar a dar um grande salto nas contas.

3. Tenha controle sobre seu estoque

A movimentação das mercadorias no estoque deve ter sua total atenção, e por si só pode ajudar imensamente na sua redução de gastos.

Controlar o estoque é fundamental porque através dele você pode saber exatamente quais produtos têm mais demanda e antecipar seus pedidos de compra. Isso, além de propiciar mais vantagens no processo de compra (descontos, novos prazos de pagamento, etc.), também evita que seu estoque aumente com a compra excessiva de produtos ou que fique cada vez mais abarrotado com itens de menor saída, comprometendo seu lucro.

Lembre-se ainda que controles mais assertivos também desestimulam a prática de fraudes e diminuem drasticamente as chances de perder produtos que passaram da data de vencimento.

Encare a jornada com mais possibilidades

Viu só? Você não precisa quebrar a cabeça pensando como cortar gastos. Na verdade, alguns cortes de gastos podem ser mais simples do que se imagina e, com o tempo, eliminar esses valores será cada vez mais natural para você e para o seu negócio.

Seja como for, simplificar a gestão é sempre uma boa saída, e você pode contar com as nossas soluções!

Ganhe acesso ao controle de várias áreas para potencializar seu crescimento com o ERP Megasul. Saiba mais entrando em contato com a gente: