Como oferecer autonomia e diminuir as filas em seu Supermercado

Em um supermercado, repleto de consumidores, comprar pode ser sinônimo de filas – e ninguém gosta delas. Para ajudar os clientes a comprarem com mais autonomia, rapidez e até dar privacidade no momento em que eles estão passando as compras no caixa, investir em um terminal de autoatendimento como um Self-Checkout pode ser uma excelente opção de atendimento para ser incorporada ao seu sistema de supermercado.

O que é Self-Checkout?

Um Self-Checkout é como um caixa comum (Frente de Caixa), mas não necessita de operadores e o cliente faz todo o processo de compra e pagamento sozinho, diretamente no equipamento. É como um totem interativo touch screen, utilizado pelos consumidores para registrar e pagar os produtos que escolheram dentro da loja. Essa tecnologia, além de promover inovação no atendimento ao cliente, também é recente no Brasil e com certeza vai fazer seu estabelecimento se destacar perante a concorrência.

O atual comportamento de consumo

É importante destacar que isso só faz sentido porque, nas gerações mais novas, os clientes se importam muito menos com o contato humano e muito mais com o tempo. Aliás, mudanças no comportamento do consumidor evidenciam que comprar pode não ser a tarefa preferida de boa parte das pessoas. Por isso, garantir que a compra e pagamento sejam mais ágeis e promovam um atendimento diferenciado no varejo é fundamental.

Veja um resumo das principais vantagens oferecidas por esse tipo de totem de autoatendimento para os supermercados:

  • Redução de custo: Menos operadores e custos com formação, recrutamento e jornadas adicionais.
  • Espaço otimizado: Os terminais ocupam uma área menor da loja e dão aos clientes uma nova opção para realizar as compras.
  • Monitoramento e mais segurança: Com um único painel o fiscal pode supervisionar até 4 terminais de autoatendimento por vez, identificando e evitando fraudes e roubos.
  • Alta disponibilidade: Equipamentos disponíveis durante todo o tempo em que sua loja estiver aberta.
  • Personalização e configuração: Interface customizável com diversos recursos visuais, sonoros e a própria configuração de idiomas.

Principais vantagens oferecidas pelo caixa de autoatendimento aos clientes:

  • Uma nova experiência de compra.
  • Agilidade no atendimento e redução da espera em filas.
  • Autonomia e privacidade para realizar compras.
  • Fácil de usar, com instruções visuais, sonoras e opção de multi-idioma.
  • Telas ergonômicas e intuitivas, adaptadas às normas de acessibilidade.

Ainda parece algo muito além do seu supermercado?

Mas não é, pode ter certeza. Outros supermercadistas no Brasil já estão aderindo a novas tecnologias para se adequar ao novo comportamento do consumidor, e o Self-Checkout, um verdadeiro caixa de supermercado inteligente, é uma das principais apostas.

É o caso da Cooper, uma Cooperativa de Abastecimento que implantou totens de autoatendimento nos seus supermercados, através das filiais da Vila Nova, em Blumenau, e Timbó, ambas em Santa Catarina. E pode acreditar, o sistema de autoatendimento faz um grande sucesso entre os seus clientes, já assíduos, que sempre deixam bons comentários. Olha só:

Encare a jornada com + possibilidades

Seu supermercado pode fazer muito mais utilizando soluções que acompanham a sua evolução e potencializam o crescimento dos negócios, como nossas soluções para autoatendimento. A Megasul tem essa e diversas outras soluções que cumprem esse papel e descomplicam a rotina supermercadista.

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