Skip links

Como se comporta o público brasileiro?

Conhecer os principais dados do varejo é algo que vai ajudar o seu supermercado a estar por dentro das tendências de consumo, garantir uma boa experiência aos clientes, diferenciar-se da concorrência e, também, saber o que esperar do futuro próximo.

Existem algumas características e tendências gerais que podem ser observadas como um todo e merecem a sua atenção.

Para te contar mais sobre algumas dessas tendências, selecionamos alguns dados do estudo “Unlocking Growth in Times of Uncertainty“, conduzido pela Simon-Kucher em 2023, que ajudam a compreender melhor o público brasileiro no momento atual.

Venha conferir!

Supermercado: Dados do varejo importantes

Um dos dados do varejo que é importante conhecer, está relacionado com os gastos que os clientes esperam ter no próximo ano.

De acordo com o estudo, os consumidores brasileiros planejam cortar seus gastos em -2% em 2024. Por outro lado, é esperado que aumentem a frequência e o volume de compras.

Isso indica a tendência a experimentar trocas por marcas mais baratas.

Talvez essa seja uma boa oportunidade para aumentar as vendas com um bom mix de produtos com marcas mais em conta.

Empresas de alimentos são as que mais possuem oportunidades de negócios

Segundo a pesquisa, 75% dos entrevistados acreditam que o Brasil apresentará melhoras financeiras no futuro. Além disso, 34% afirmam que a situação econômica do Brasil melhorou nos últimos 6 meses.

Ainda, o estudo reforça que grande parte dos consumidores afirma que espera  aumentar os gastos no setor alimentício. Enquanto isso, categorias como entretenimento, luxo e lazer, consideradas não essenciais, devem ser as mais prejudicadas.

Ou seja, as expectativas para o sucesso do seu supermercado são as melhores, desde que você saiba como utilizar a seu favor os dados fornecidos pelo estudo.

Ademais, vale ressaltar que, além do varejo alimentar, outros setores também apresentam boas oportunidades de vendas e há a expectativa de crescimento, como a área de beleza e os eletrônicos.

Benefícios para seus clientes

Os clientes esperam benefícios diretos em seus hábitos de compra, sendo o aumento da frequência de promoções e a profundidade de descontos as vantagens mais citadas pelos clientes.

Ou seja, descontos realmente relevantes, que façam a diferença no bolso do cliente.

Por outro lado, para garantir que a saúde da sua empresa permaneça positiva ao oferecer esses benefícios, é importante saber como proteger a sua margem, a sua imagem de marca e dosar as expectativas dos clientes em relação aos descontos constantes a longo prazo.

Confira dicas de como oferecer benefícios para seus clientes

No seu supermercado, existem boas formas de oferecer os benefícios esperados pelos clientes e, ao mesmo tempo, proteger a sua margem. Por exemplo:

Dica 01 – Clube de descontos

Investir na criação de um clube de descontos e, mais do que isso, na utilização de segmentação nas promoções de acordo com o perfil do cliente.

Esse cuidado permitirá que você tenha mais cuidado com a sua margem, afinal, não oferecerá promoções abertas para todo o público, mas sim de “preço 1 e preço 2”, em que apenas os clientes cadastrados terão acesso ao valor mais baixo.

Mais do que promoções de preço 1 e preço 2, você pode enviar descontos para os seus clientes por canais diretos, como SMS e push de aplicativo e WhatsApp de acordo com o histórico de compra deles.

Essas ações não somente te ajudam a proteger a sua margem, como também são importantes para fortalecer o relacionamento do seu supermercado com o público e gerar uma experiência de compra mais positiva.

Dica 02 – Ações com a indústria

Outra sugestão é apostar em ações relacionadas com a indústria, como as campanhas de trade. Isso porque essas ações são custeadas pela indústria e, assim, não afetam a sua margem.

Além disso, as ações de trade permitem que você ofereça benefícios variados para os clientes, como:

  • Cupons e vouchers para serem utilizados em outras empresas – como Uber, Netflix, outros serviços de streaming ou marcas famosas, como Havaianas, por exemplo;
  • Benefícios na compra de produtos específicos, como “Pague 10, leve 12” ao adquirir cervejas de uma marca pré-estabelecida anteriormente.

Dica 03 – Cashback ou Cupom

Apesar de o cashback ou cupom ser um tipo de ação que não traz retorno imediato para o cliente, serve para incentivá-lo a voltar a comprar na sua loja. Também, mostra que o seu supermercado está sempre em busca de novos benefícios para surpreender, encantar e fidelizar o público.

Deixe um comentário