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Vendas no Verão: 7 dicas para aumentar o faturamento

Tempo de leitura: 7 minutos

Oficialmente, o comércio tem até 20 de março para aproveitar e criar novas vendas no verão. Então que tal usar a estação a seu favor e começar desde já?

Se você tem um negócio que se beneficia principalmente nesse período, esse artigo pode trazer boas ideias para você. E se você está procurando novas apostas ou está em dúvida do que essa época pode proporcionar para o seu próprio negócio, fique com a gente por aqui também!

Nesse artigo você vai entender por que é importante prestar atenção no verão e conferir dicas para gerar boas vendas no verão e impulsionar o faturamento da sua empresa. Veja a seguir.

POR QUE O VAREJO DEVE APROVEITAR O VERÃO?

O verão é uma das épocas mais agitadas do ano, e isso não é segredo para ninguém.

Marcado pelas tradicionais férias escolares e em família, datas festivas comemoradas em larga escala (Natal, Reveillon e Carnaval), além da temporada de calor intenso e até o recebimento do 13º salário, o período de veraneio no Brasil atrai oportunidades e renova nichos do varejo que sofrem pausas ao longo do ano.

Sorveterias, por exemplo, concentram boa parte do lucro anual no verão – seja pelas férias e o clima de relaxamento ou pelo forte calor.

Mesmo assim, não é hora de desanimar! Embora algumas empresas não pareçam ser “a cara do verão” e realmente precisem de um pouco mais de esforço para estimular os consumidores a comprarem, todas ainda têm boas chances de virar a chave e fazer boas vendas.

Ficou bem claro que oportunidades não faltam, certo?

Seja qual for o seu caso, sugerimos que você acompanhe a seguir nossas dicas para entender na prática como aumentar o seu faturamento no verão:

COMO AUMENTAR AS VENDAS NO VERÃO

1. TENHA UM BOM PLANEJAMENTO

Antes de se antecipar e fazer pedidos de compra aos montes para encher o seu estoque, é importante se planejar.

O planejamento passa por algumas etapas importantes: análise do histórico de vendas da loja, pesquisa sobre como o mercado consumidor está se comportando e ainda uma pesquisa do que os consumidores estão mais inclinados a comprar.

Assim você reduz as chances de acabar apostando em produtos errados (de baixo giro) e fazendo gastos que não vão ser revertidos em vendas no verão. Também vai evitar rupturas no estoque por falta de produtos adequados para a demanda.

2. ADAPTE SEUS SERVIÇOS

Essa é uma época frequentemente associada ao relaxamento e diversão, por isso é comum que muitos consumidores escolham locais que se adaptem à sua rotina atual.

Nesse caso, ampliar os horários de atendimento ou oferecer outros atrativos junto do seu produto ou serviço (como um serviço de entregas) para aumentar a praticidade de quem consome podem ser estratégias interessantes.

3. ORGANIZE SUA LOJA

É o momento de prestar atenção ao layout da loja e organizá-lo.

Aproveitando a análise do espaço, exponha com mais destaque os produtos que têm conexão com a estação. Se você tem uma farmácia, por exemplo, logicamente faz mais sentido deixar protetores solares, bronzeadores, repelentes, cremes hidratantes e tratamentos pós sol em evidência.

Note que a exposição das mercadorias pode ser feita na vitrine e em locais estratégicos dentro da loja (como a próprio fila do caixa), lembrando que é essencial:

1) manter o visual da vitrine limpo e agradável para motivar os consumidores a entrarem na loja;

2) manter espaço suficiente dentro da loja para a livre circulação dos clientes.

4. DEIXE SUA EQUIPE ALINHADA

Um dos maiores deslizes cometidos por vários negócios está no atendimento, geralmente porque a comunicação entre empresa e equipe não está funcionando. Assim todos ficam perdidos.

A primeira tarefa é ter certeza de que todos os funcionários estão bem treinados, sabem de sua função e responsabilidades, e que poderão cumprir o atendimento ao cliente da melhor forma.

A equipe é cordial? Conhece os produtos e serviços? Pode tirar dúvidas? É ágil e eficiente? São perguntas que devem ser respondidas de forma positiva para que o cliente também se sinta inclinado a voltar e, é claro, comprar.

E vale ressaltar: o número de funcionários também deve ser avaliado. Se existe dúvidas de que o negócio dá conta da alta temporada com a equipe atual, provavelmente será necessário contratar mais funcionários como um reforço, mesmo temporariamente.

5. SUGIRA PRODUTOS

As vendas também podem aumentar com o cross-merchandising, que consiste na inserção de um produto no espaço de outro, juntando-os porque são relacionados. É ideal para despertar a compra por conveniência ou impulso.

Por exemplo, pensando em vendas no verão, é possível posicionar um tipo de repelente perto do protetor solar, ou associar pacotes de sucos com lanches rápidos, chinelos com cadeiras de praia, confeitos e balas com potes de sorvete, etc.

Dependendo do tipo de negócio, alguns cestões de ofertas também podem ser montados para aumentar a visibilidade dos produtos. Expositores diferenciados com elementos marcantes do verão em pontos da loja também chamam a atenção – principalmente em supermercados.

Criar kits de produtos também é uma ação de venda interessante, porque pode estimular o consumidor a comprar e experimentar produtos novos.

6. EXPLORE NOVAS OPORTUNIDADES

Antes de pensar que o seu negócio não é “a cara do verão”, é interessante estudar as possibilidades.

Algumas barbearias modernas já vendem até cerveja para os clientes, porque entenderam que são mais do que um serviço; elas também são um ponto de encontro. É fácil notar que esse local não mais se limita apenas à tradicional função de “corte de cabelo”, certo?

Nessa linha de raciocínio, lembre-se de que o verão abriga diversas datas e eventos e sua empresa pode surfar nessa onda, mesmo não oferecendo produtos diretamente ligados à estação em si.

Pense no caso do 13º salário, por exemplo.

Nessa época os consumidores estão mais propensos a gastar, mas é importante considerar que eles já devem estar gastando muito – possivelmente em viagens, acomodações, etc. Ou seja, ainda esperam flexibilidade nos pagamentos. Se a empresa pode postergar o início das parcelas, é provável que o cliente se sinta mais seguro para comprar.

Promoções especiais e oportunidades de fidelização também podem ser bem-vindas para atrair clientes e reforçar o contato com os mais assíduos.

De qualquer forma, lembre-se de analisar com cuidado o que pode ser oferecido e que retorno isso traz ao seu negócio antes de colocar qualquer tipo de ação em prática. Para fazer boas vendas no verão, tudo depende fortemente do planejamento e estrutura da empresa.

7. DIVULGUE O QUE SEU NEGÓCIO OFERECE

A verdade é que a velha frase “A propaganda é a alma do negócio” ainda faz sentido. Afinal de contas, não adianta estruturar tudo e simplesmente não deixar ninguém sabendo.

A partir do momento que todas as ações estão definidas, seja com mudanças no horário de atendimento, criação de promoções especiais ou qualquer novidade na loja, é importante comunicar essas informações para os seus clientes.

O disparo das informações pode ser feito via WhatsApp para um contato mais rápido, com postagens nas redes sociais ou, em casos ainda mais elaborados, através de e-mail marketing.

Isso também depende do conhecimento que você tem do seu público: o que ele mais acessa, onde normalmente se informa, etc., para enviar a mensagem pelo canal mais eficiente.

Já para alcançar novos consumidores, o ideal é anunciar em outras mídias, como a televisão, rádio ou portais online, ou criar anúncios pagos. Nesses cenários, recomenda-se consultar profissionais ou agências especializadas.

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