Supermercados com ERP próprio: qual o Frente de Caixa ideal?

Embora não seja um cenário tão comum, ainda é possível encontrar supermercadistas de grande porte que escolhem desenvolver seu próprio sistema de gestão. Normalmente essa decisão se apoia em algumas questões de manutenção e serviços que a empresa considera possível realizar sozinha.

Tendo a empresa organizada à sua maneira nos bastidores, como ficam as operações de venda – o principal ponto de contato com os clientes? Existe dificuldade em escolher o sistema responsável por essa função?

Para responder essas perguntas, leia nosso rápido artigo a seguir e fique informado :)

Supermercados com sistema de gestão próprio

Algumas empresas do ramo supermercadista ainda investem na criação de softwares próprios para gestão do negócio. Essa prática pode ser influenciada por diversos fatores, mas pode simplesmente surgir pela necessidade dos gestores em ter uma visão mais profunda da empresa ou porque o negócio possui muitas particularidades e é preciso um sistema totalmente apto a atender especificações e se adaptar a cada uma delas. Em outros casos, também pode se basear na praticidade ou agilidade adquiridas com uma equipe de TI própria no desenvolvimento e manutenção dos dados ou atualização do software de acordo com o crescimento da empresa.

É claro que criar um sistema de gestão próprio para organizar todos os processos e informações internas de um supermercado envolve muito tempo e esforço. Por isso, é natural que uma vez que a gestão recebeu toda a atenção, as vendas no supermercado tenham espaço para acontecer através de um sistema de Frente de Caixa desenvolvido por terceiros.

Os supermercados precisam de bons Frentes de Caixa

Todo supermercadista sabe o quão essencial é possuir um software para dar vazão às operações de vendas e ao fluxo de pessoas intenso no estabelecimento. Eles são chamados de Frente de Caixa. Mas mesmo que os sistemas disponíveis no mercado possam até parecer similares, considerando que sua função é permitir que as vendas se concretizem, as características vão além.

Para escolher o Frente de Caixa certo para o supermercado, é necessário observar alguns aspectos fundamentais para o bom funcionamento diário e garantia de segurança à empresa, tais como:

  • Atendimento às legislações vigentes no país (SAT, NFC-e, PAF-ECF, por exemplo) e cumprimento de todas as obrigatoriedades possíveis;
  • Homologação do software diante das Secretarias da Fazenda, estando reconhecido e validado pelos órgãos competentes para operar;
  • Facilidade de integração com o ERP da empresa, para que possa buscar e repassar dados de promoções, descontos, condições de pagamento e venda, formas de pagamento, cadastros e programas de fidelidade, etc;
  • Suporte a diversas formas de pagamentos e integração a novas tecnologias, como NFC, por exemplo;
  • Disponibilização de funções para troca de mercadorias, reforço, sangria, abertura e fechamento de caixa;
  • Liberdade para administrar e analisar as operações diárias a partir da emissão de relatórios gerenciais;
  • Limitação do acesso por tipos de usuários e níveis de permissões;
  • Armazenamento e alto nível de proteção de dados, garantindo mais segurança aos diversos dados que circulam pelo PDV no dia a dia;
  • Suporte especializado para tratar ocorrências com agilidade e não deixar o Caixa parado;
  • Sistema intuitivo, de fácil aprendizagem e parceiro na capacitação de operadores, supervisores e demais funcionários envolvidos com ele.

Se o supermercado estiver pronto para evoluir, principalmente com a nova tendência de transformação digital dos negócios, existe ainda a opção de investir em outras soluções que operam de forma diferente, mas também são utilizados no processo de pagamento, como os equipamentos de Self-Checkout. Assim o cliente escolhe como prefere pagar – no Caixa comum ou com autonomia no terminal de autoatendimento – e a loja evita a formação de filas.

A Megasul oferece soluções de Frente de Caixa e Self-Checkout, ambas atendendo todos os quesitos citados acima e totalmente disponíveis para integração com softwares de gestão dos supermercadistas – sejam eles próprios ou até mesmo de terceiros. Dessa forma os gestores podem focar diretamente nas análises diversas da gestão enquanto nossas soluções cumprem a sua parte realizando as operações de vendas ao consumidor.

Um de nossos clientes, a rede de supermercados Cooper, por exemplo, conta com nossas soluções de Frente de Caixa e Self-Checkout para maximizar sua eficiência em 14 filiais.

Encare a jornada com + possibilidades

As soluções de Frente de Caixa e Self-Checkout Megasul são totalmente integráveis com os sistemas de gestão supermercadistas com desenvolvimento próprio ou de terceiros. Garanta mais confiança para o seu negócio, sempre intensamente agitado, utilizando soluções seguras e ágeis nas suas operações de vendas. Faça o dia a dia do seu supermercado render!

Qual o seu próximo passo nessa jornada? Converse com nossos especialistas e saiba como continuar através das nossas soluções.