Como preparar a loja para atrair clientes no Natal

Chega uma das épocas mais agitadas e propulsoras de vendas para o varejo: o Natal.

Embora marque presença oficialmente apenas no dia 25 de dezembro, o Natal sozinho tem força para mobilizar o mercado durante os meses de novembro e dezembro. Com um período de preparações extenso, os varejistas conseguem ampliar suas oportunidades de novas vendas e se conectar com vários consumidores em potencial.

Para fazer as festividades natalinas valerem a pena para a sua loja, confira informações úteis sobre o Natal no Brasil neste ano e 6 dicas para fazer sua loja atrair mais clientes e gerar mais vendas.

Expectativas para o Natal brasileiro

O comércio vem enfrentando baixas na economia e uma recuperação lenta há algum tempo, mas as expectativas são boas para o Natal de 2019. Segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o varejo pode alcançar o maior crescimento de vendas dos últimos seis anos, atingindo cerca de 4,8% em relação ao ano passado.

O combustível para essa boa projeção vem da recente liberação dos saques do FGTS, melhoria nas condições de parcelamento e inflação baixa. Enquanto o FGTS pode aumentar o desejo de compra dos consumidores, Fábio Bentes, economista da CNC, ressalta que a inflação baixa ajuda a preservar o poder de compra e que os novos prazos de parcelamento também ajudam no orçamento do consumidor.

Ou seja, os varejistas têm mais motivos para anunciar e os consumidores para comprar, desenhando um cenário de vendas muito mais otimista para o Natal deste ano.

6 Dicas para atrair mais clientes

Veja como fazer a sua loja ter ainda mais sucesso nesse Natal, atrair clientes e criar novas vendas com 6 dicas muito eficientes para o seu negócio.

1 – Prepare sua vitrine

A vitrine é a primeira área de contato com o cliente, portanto, precisa ser fácil de assimilar e estar sempre limpa e agradável, sem exageros de produtos, enfeites ou elementos que não harmonizem. Além disso, o visual dela deve ser atualizado duas vezes no mês, assim o consumidor volta a prestar atenção nesse espaço tão importante.

2 – Crie promoções

É válido oferecer produtos com possibilidade de dar desconto em outro, vender quantidades maiores por preços reduzidos, etc. Nesse caso, cabe a você definir a melhor estratégia para aplicar as promoções: seja focando em produtos que costumam render boas vendas, tentando impulsionar a venda de mercadorias que tem menos saída no estoque ou destacando os produtos sazonais, com ligação direta ao Natal.

3 – Invista no cartão presente

Já que a busca por presentes se torna muito alta nessa época, o cartão presente pode ser uma ótima alternativa de venda. Ele facilita a decisão do consumidor na escolha de um presente e permite a quem for presenteado trocar o valor por itens da loja. Isso atrai o comprador e o futuro consumidor. É uma ótima chance de fazer os diferentes personagens da jornada de compra conhecerem seus produtos e até instigá-los a comprar mais.

4 – Aproveite o espaço

Aproveite da melhor forma a área útil do estabelecimento nesse período de ofertas. Abra espaço para posicionar bem diversos produtos e dê total atenção às passagens. Os corredores devem estar livres, sem grandes interrupções ou expositores tomando espaço. Isso incentiva o cliente a circular, explorar mais o ambiente da loja e talvez encontrar com mais facilidade o que está procurando.

5 – Flexibilize as condições de pagamento

Prestações mais flexíveis são atrativos para os consumidores brasileiros na maioria das vezes, principalmente nas épocas festivas, quando o volume de compras pode ser bastante alto. Se for saudável para as finanças da sua loja, você também pode retirar algumas taxas de parcelamento ou estender o período para início do pagamento.

6 – Compre e estoque o que tem saída

Antes de encher o estoque, analise seus produtos com base nas vendas em períodos passados. Para os produtos de saída rápida ou que tradicionalmente vendem bem e não podem faltar, prepare-se para ter um estoque correspondente a cada situação. Assim você também evita investir dinheiro em produtos de baixo giro, que podem ficar presos no estoque.

Encare a jornada com + possibilidades

As vendas de Natal são sempre um ponto alto do ano. É necessário estar preparado para gerar novas vendas e começar 2020 com o pé direito!

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