Autoatendimento e suas principais vantagens para o varejo

O varejo brasileiro tem passado por muitas mudanças nos últimos tempos, e diversos empresários tem se espelhado em modelos de negócios estrangeiros. O conceito de autoatendimento é uma das grandes apostas para reformular a maneira com que nos relacionamos com o processo de compra e venda no país.

Os brasileiros estão prontos para usar o autoatendimento?

Pesquisas indicam que 60,4% dos brasileiros pretendem realizar suas compras através de autoatendimento. O estudo foi desenvolvido pela Croma Marketing Solutions e visou abordar o conteúdo sobre o impacto da tecnologia no mercado varejista e nas experiências de compras dos brasileiros.

Para mais de 50% dos entrevistados, as tecnologias serão úteis no momento da compra: aplicativos (58%), autoatendimento (56%), novos meios de pagamento (57%) e visualização 3D (44%).

O mercado está se atualizando rapidamente para atender a expectativa dos consumidores, e você, como lojista, precisa ficar atento às soluções de autoatendimento. Consumidores querem uma experiência omnichanel completa e é importante escolher a ferramenta mais adequada para o seu negócio.

Qual a melhor solução de autoatendimento para o meu negócio?

Trazemos aqui as duas principais soluções de autoatendimento disponíveis para o mercado varejista: o Autosserviço e o Self-Checkout. Ambas as soluções são categorias diferentes dentro do autoatendimento. Vamos ver quais são as principais diferenças entre elas:

Autosserviço

A solução de autosserviço aborda o conceito de autonomia na realização de pedidos e pagamentos em estabelecimentos que exigem um nível de preparo do produto. Para ficar mais fácil de compreender vamos apresentar um conceito prático de um case de sucesso na utilização do autosserviço:

A Fresh & Go (loja de alimentos naturais) trouxe à cidade de Blumenau/SC a praticidade do autosserviço no dia a dia dos consumidores. Trabalham com o conceito de "escolha, pague e leve", tudo isso com alguns toques na tela e de forma extremamente rápida, sem filas.

No autosserviço é possível que o consumidor escolha os produtos que quer consumir de forma interativa. Basta selecionar os itens, adicionar ou até cancelar o processo – tudo de forma 100% autônoma, e no final da navegação o pagamento é efetuado também pelo próprio cliente. Nesse meio período o pedido já está sendo preparado e é entregue ao cliente no final da experiência, exigindo apenas o mínimo de interação humana.

Self-Checkout

É muito utilizado em supermercados, conveniências, empórios e lojas de moda. Esta solução de autoatendimento é ideal para reduzir filas e oferecer aos seus clientes mais autonomia no momento de pagar pelos produtos que eles escolheram no seu estabelecimento.

Mais um case dessa solução é a Cooperativa de abastecimento Cooper, que oferece aos seus clientes a opção de pagamento através do Self-Checkout. Ela tem obtido diversos comentários positivos de seus clientes e por isso vem expandindo a novidade para mais filiais, servindo de inspiração para o ramo de supermercados..

O Self-checkou funciona de forma 100% integrada a qualquer sistema de gestão, para você ter controle absoluto de todo seu estoque e sistema de caixa. É ideal reduzindo as filas dos caixas convencionais e ofertar um ambiente mais moderno para os seus consumidores.

Quais as principais vantagens de usar as soluções de autoatendimento para o seu negócio?

Dentre tantas vantagens, decidimos listar as principais responsáveis por transformar o jeito que o seu cliente enxerga seu negócio:

  • Autonomia no momento da compra: O seu cliente terá 100% de autonomia para escolher e pagar o que for consumir de forma rápida e prática.
  • Modernização do seu negócio: O autoatendimento é a tendência de varejo mais quente dos últimos tempos, seu estabelecimento precisa estar à frente e oferecer essa solução aos consumidores.
  • Otimização de custos internos: A opção de ter um Self-Checkout ou uma solução de Autosserviço no seu estabelecimento, corta várias etapas manuais do seu dia a dia, otimizando custos de produção e manutenção.
  • Redução no quadro de funcionários: Com o terminais de Autosserviço e Self-Checkout, torna-se descartável a mão de obra para essas etapas da experiência de compra do seu cliente – e estes recursos podem ser melhor distribuídos para funções mais estratégicas.
  • Possibilidade de atendimento 24h, sem custo de hora adicional: Seu negócio pode operar 24h sem necessidade de pagar hora extra. Deixe que o cliente tenha total autonomia para realizar os processos de compra do início ao fim, no horário que desejar.
  • Integrável com qualquer sistema de gestão: As soluções integram com qualquer sistema de gestão, auxiliando você a ter controle total sobre o seu negócio, sem surpresas no final do mês.

Em breve lançaremos mais conteúdos sobre autoatendimento e as tendências de tecnologias destinadas ao varejo, fique por dentro!

Quer saber como ter o autoatendimento no seu negócio?

Entre em contato e saiba mais sobre o processo de implantação, estamos à disposição.