O crescimento dos pagamentos por NFC e Contactless

Você já ouviu falar no termo NFC ou Contactless? Fique atento, porque eles representam uma grande tendência em meios de pagamento no Brasil e no mundo, e inclusive já ocupam o topo das apostas para 2019.

Se você ainda não tem muita certeza do que se trata e por que aderir, acompanhe a gente nesse artigo e descubra tudo que precisa saber sobre essa tecnologia que oferece muitas vantagens e só tem a crescer 😉

O que é NFC ou Contactless?

A tecnologia NFC (Near Field Communication) ou Contactless (sem contato) é uma alternativa de pagamento móvel que permite efetuar transações através da simples aproximação de um celular, cartão, pulseira (ou outro dispositivo habilitado para esse tipo de operação) a uma máquina de cartão. Sem digitação de senha e normalmente sem mais etapas.

A comunicação e a transmissão de todos os dados financeiros essenciais acontecem através de sinais de radiofrequência, de curto alcance. Por isso o cliente precisa aproximar seu cartão (ou outro aparelho) entre 2 cm e 10 cm de distância do equipamento receptor da loja.

Obs.: No caso dos celulares, para executar o pagamento é preciso que o celular possua em suas especificações a habilitação para NFC. Depois o usuário precisar utilizar aplicativos de carteira digital, responsáveis pela troca de informações com o equipamento do lojista para autorizar a compra.

Essa nova proposta de meio de pagamento, que se popularizou recentemente, já está disponível no Brasil e tem tido avanços crescentes.

Por que utilizar a tecnologia NFC?

Com as transformações frequentes de tecnologias e do comportamento do consumidor nos últimos anos, várias etapas do processo de compras têm sofrido alterações para se adaptar às exigências das pessoas, que pedem mais agilidade e menos complexidade no momento de finalizar suas compras.

A NFC cumpre bem esse papel, garantindo a melhor experiência para o cliente e potencializando as chances de fidelização à loja. E por quê?

Com a NFC o pagamento se torna mais:

  • Simples: é necessária a simples aproximação entre dois dispositivos habilitados com NFC e a operação se confirma segundos depois.
  • Rápido: a velocidade de operação é maior segundo diversos emissores de cartão. Transações desse tipo ocorrem cerca de 63% mais rápido em comparação ao uso de dinheiro e 53% em relação a um cartão de crédito comum, segundo a American Express. A MasterCard afirma que a operação pode ser até 18 segundos mais rápido do que o uso de dinheiro.
  • Seguro: a transferência de dados só acontece com a aproximação adequada (de 2 cm e 10 cm de distância), enquanto as instituições financeiras utilizam criptografia e altos níveis de verificação para impedir clonagens ou falsificações. A identidade e privacidade do cliente ficam protegidas, bem como as informações financeiras envolvidas no pagamento.

Além disso, o número de aparelhos preparados para a tecnologia NFC tem aumentado significativamente com o decorrer dos anos e os consumidores brasileiros mostram grande interesse em experimentar novos formatos no varejo.

Segundo a Visa Analytics & Consulting, em comparação a dezembro de 2017 e 2018, estima-se que o brasileiro tenha usado 18x mais a tecnologia de pagamentos por aproximação. Em São Paulo, o crescimento da tecnologia foi 30x maior, seguido por Curitiba, Belo Horizonte, Belém, Porto Velho, Salvador e Rio de Janeiro.

E, é claro, o estabelecimento ganha um bônus porque passa a oferecer uma nova modalidade de pagamento. Diversificar para atender também quem está de olho nas novidades pode ser um bom investimento :)

As soluções de Frente de Caixa e Self-Checkout Megasul, combinadas à solução completa de TEF Megasul, por exemplo, já estão totalmente preparadas para receber transações através desta nova tecnologia, oferecendo mais comodidade, segurança extra e uma experiência diferenciada de compra.

Como aderir a essa forma de pagamento?

Para fazer uso da tecnologia, é necessário que o estabelecimento possua:

  • Equipamento PinPad (a famosa maquininha) compatível com NFC;
  • Sistema de frente de caixa (responsável pela operação das vendas) atualizado devidamente para as trocas de informações entre ele e o PinPad.

Obs.: É importante que o sistema de pagamento utilizado pela loja também esteja configurado e habilitado para realizar transações utilizando cartões de crédito ou débito.

Como identificar?

Para identificar os equipamentos com suporte à tecnologia Contactless/NFC, basta procurar por esse símbolo:

O usuário, por outro lado, precisa ter em mãos um cartão ou celular habilitado com a tecnologia para efetivar a operação. Para identificar os cartões com suporte à tecnologia Contactless/NFC, localize o símbolo abaixo:

No caso dos celulares, basta conferir as especificações técnicas para identificar se ele possui ou não compatibilidade com NFC.

Encare a jornada com + possibilidades

Faça seu negócio ir mais longe e ofereça as melhores opções de pagamento para os seus clientes.

As soluções de Frente de Caixa e Self-Checkout Megasul e sistema de TEF Megasul estão prontos para impulsionar suas vendas com a tecnologia NFC e fazer você surpreender seus clientes! Ofereça agilidade na hora de pagar, do início ao fim, e máxima proteção às transações Contacless. Mais praticidade para o seu cliente e mais confiabilidade para o seu negócio ;)

Vamos inovar juntos? Clique no botão aqui em baixo e converse com nossos especialistas para começar: