Por que as filas podem ser um problema para as lojas?

Os varejistas e seus negócios existem com o propósito de vender, mas infelizmente essa tarefa fica mais difícil de ser cumprida quando o estabelecimento fica tomado por filas.

Enquanto alguns acreditam que as filas podem ser um indicativo de popularidade e qualidade da loja, o que também se observa é um incômodo e impaciência crescentes nesses ambientes, tanto da parte de quem vende quanto de quem compra.

Entenda a dinâmica dessa situação tão comum no varejo e conheça algumas formas de dar a volta por cima e reduzir as indesejadas filas.

Afinal, por que as filas podem ser prejudiciais?

De acordo com uma pesquisa divulgada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo (FCDLESP), 90% dos varejistas acreditam que as filas tendem a dificultar as vendas e 78% encara as filas como motivo de desistência de compra, em especial na hora do pagamento.

E esses números alarmantes continuam.

Em 2013 o Retail Customer Experience revelou mais alguns dados interessantes sobre a relação entre as filas do caixa e a percepção do consumidor. Pelo menos 50% dos clientes tendiam a desistir da compra ao esperar mais do que cinco minutos na fila, enquanto muitos já se sentiam frustrados após esperar apenas 2:50 minutos numa fila que não apresenta qualquer progresso.

O momento da compra deve ser fluído, e não um teste de paciência.

Mesmo que a loja seja extremamente atrativa para o cliente, ficar muito tempo na fila é tão exaustivo e estressante quanto – sem contar a perda de tempo que isso representa. Para alguns consumidores, ver estabelecimentos constantemente lotados pode significar também poucas chances de ser atendido rápido, com eficiência, ou que existe algo de errado nas operações, reduzindo também as chances de que entrem para comprar.

Como reduzir as filas nas lojas?

Nessa dinâmica de que tudo tem que ser mais imediato na visão do consumidor, quem precisa correr atrás do prejuízo são os varejistas.

Voltando à pesquisa do Retail Customer Experience, por exemplo, 49% dos clientes afirmaram se sentir irritados ao ver caixas fechados em dias mais movimentados. Por isso os lojistas precisam se esforçar para reduzir o tempo de espera e, de quebra, reduzir um gargalo operacional com pessoal suficiente para cobrir turnos e jornadas diárias variados, além de arcar com mais custos fixos pela mão de obra.

Às vezes os detalhes também se concentram na capacitação dos funcionários ou no desenvolvimento de estratégias diferentes de venda, como a criação de promoções para dias de menor fluxo, que também geram novos custos e demandam tempo de análise e preparação contínuos.

Pensando em tudo isso, que outras formas existem para melhorar o fluxo da loja sem grandes custos dessa natureza? A resposta: com novas tecnologias, como os terminais de autoatendimento!

A redução de filas com terminais de autoatendimento

Os terminais de autoatendimento (ou também conhecidos como Self-Checkout) operam sozinhos e dão liberdade para que o cliente execute toda a etapa de registro e pagamento das suas compras de forma autônoma, sem complicação ou longos períodos de espera. Também não necessitam de mais do que um só operador para monitorar o que acontece em até quatro terminais simultaneamente. Em resumo: são práticos.

Então, além das vantagens citadas anteriormente, os Self-Checkouts também ajudam a proporcionar uma experiência de compra mais interessante ao cliente. A Megasul, por exemplo, fornece uma solução para operação dos terminais de autoatendimento – e já teve bons feedbacks dos clientes! :)

E como isso pode ser tão importante? É simples: às vezes o que diferencia um negócio de outro tão semelhante é o tratamento ou, melhor dizendo, a experiência de compra proporcionada ao cliente, principalmente na reta final.

E vamos combinar? Uma loja equipada com tecnologia e que investe em inovação brilha aos olhos de qualquer consumidor ;)

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Está na hora de inovar! Com o Self-Checkout você pode tornar sua loja muito mais produtiva e ágil no atendimento. Faça mais vendas, com total controle e segurança de cada operação, e ainda encante seus clientes!

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