Insights da Disney e o maior evento de varejo do mundo - NRF

A cidade de Blumenau recebeu o Ph.D. Claudemir Oliveira para compartilhar um resumo da NRF Big Show, o maior evento de varejo do mundo, e aplicações práticas que a Disney utiliza para ser este grande sucesso.

A NRF Big Show é a maior feira de varejo que ocorre uma vez por ano em Nova Iorque nos Estados Unidos. O evento apresenta as principais tendências e novidades para o setor varejista abordando tecnologia, inovações e negócios.

Claudemir fez a conexão entre a Disney e o varejo como um caso significativo a ser retratado, pois possuem um jeito único de encantar seus clientes. Ressaltou sobre high tech - tecnologia de última geração e high touch – experiência emocional do cliente, que devem andar de mãos dadas, pois o varejo é muito mais emocional do que racional.

Portanto estar atento ao seu consumidor é crucial para qualquer negócio. Estudar o comportamento do cliente, estar atento aos mínimos detalhes e conhecê-lo a fundo é o que faz a diferença em grandes empresas, como a Disney, para então oferecer o melhor e mais adequado ao seu público.

Conectando o case da Disney com o evento NRF para o Brasil, o palestrante destacou alguns pontos:

  • Capitalismo consciente

Assunto em crescimento no mercado, o capitalismo consciente, destaca que empresas que prezam por uma causa crescem dez vezes mais que outras empresas. Ainda reforça que os clientes estão cada vez mais buscando por marcas com propósito.

  • Experiência do cliente

As lojas devem focar na experiência do cliente, estando mais próximo do seu consumidor para desta forma evitar eventuais problemas. Destacou também, que a última impressão do cliente é valiosa para o varejo, pois aumentam as chances de retornarem ao seu negócio, e um exemplo disso são os self-checkouts.

“O varejo hoje entrega quase tudo a domicílio, você precisa ser muito bom para que o cliente vá em sua loja.” Kara Swisher, contribuinte New York Times

  • Importância dos colaboradores

Claudemir reforçou a importância do papel dos colaboradores para garantir a experiência positiva do cliente. Para a Disney o chamado “elenco” é responsável por garantir uma grande parte do sucesso do negócio, por isso precisa estar sempre alinhado.

  • Processos

O palestrante, com vasta experiência na estratégia global de treinamento na Disney, ainda destaca um dos principais pilares desta organização: processos. Quando os processos estão alinhados e organizados a empresa tem eficiência nos seus serviços, reduz custos e aumenta a produtividade.

Palestra Pós NRF - Claudemir Oliveira

Quem é Claudemir?

Claudemir Oliveira é especialista internacional da Disney, fundador e presidente do “Seeds of Dreams Institute”, instituto da Disney que busca desenvolver pessoas e corporações com foco na potencialidade humana. Foi o único brasileiro professor da prestigiada Disney University e professor convidado do famoso Disney Institute e membro vitalício da Havard Postgraduate.