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Acessibilidade: Ações para seu supermercado ser acessível e inclusivo

Você sabia que investir em acessibilidade no seu supermercado e torná-lo mais inclusivo é uma forma de aumentar as vendas, fidelizar clientes e se destacar no mercado? Isso mesmo.

Afinal, oferecer um ambiente preparado para receber a todos de forma confortável, segura, adaptada e qualificada, demonstra que o seu varejo se importa com o público e está sempre em busca de transformar a experiência do cliente, tornando-a mais positiva e completa.

 

Ações para tornar sua loja mais acessível

1. Entrada e estacionamento acessíveis

O primeiro passo para colocar a acessibilidade em prática no seu supermercado é ter a certeza de que tanto o estacionamento quanto a entrada da sua loja sejam acessíveis.

Mas o que isso significa na prática?

Pois bem: ter vagas de estacionamento reservadas para pessoas com deficiência próximas à entrada do supermercado, por exemplo.

Além disso, garanta que a entrada seja ampla o suficiente para acomodar cadeiras de rodas e carrinhos de bebê, facilitando a locomoção dos clientes.

2. Acessibilidade na arquitetura

Também é importante garantir que o supermercado seja livre de barreiras arquitetônicas, como pilares, cantos muito estreitos ou pontos extra de venda posicionados em espaços que prejudiquem o fluxo de pessoas.

Certifique-se de que os corredores sejam amplos o suficiente para permitir a passagem de cadeiras de rodas. Ademais, se necessário, instale rampas ou elevadores para facilitar o acesso a pessoas com mobilidade reduzida.

3. Sinalização clara e visível

Utilize sinalizações claras e visíveis em todo o supermercado, incluindo placas de direção, identificação de corredores e informações sobre produtos.

Aliás, considere o uso de letras grandes e cores contrastantes para facilitar a leitura para todos os seus clientes, inclusive pessoas com deficiência visual.

4. Carrinhos de compras adaptados

Disponibilize carrinhos de compras adaptados para pessoas com mobilidade reduzida, como carrinhos com assentos ou suporte para cadeiras de rodas. Afinal, isso permitirá que essas pessoas possam fazer suas compras com mais facilidade e autonomia.

Inclusive, para tornar a experiência de compra dos seus consumidores ainda melhor, garanta que o seu supermercado ofereça itens de tecnologia assistiva para os clientes poderem utilizar durante as compras, como lupas, bengalas e cadeiras de rodas.

5. Prateleiras acessíveis

Mantenha as prateleiras do supermercado organizadas, limpas e acessíveis. Lembre-se de manter os produtos virados com o rótulo para frente, permitindo que a leitura seja mais fácil para os clientes.

Além disso, certifique-se de que os produtos estejam dispostos em alturas variadas, para que possam ser alcançados por pessoas em cadeiras de rodas ou de estatura mais baixa.

6. Treinamento da equipe

Capacite sua equipe para lidar com clientes com necessidades especiais. Eles devem estar cientes das políticas de acessibilidade do supermercado e treinados para saber como auxiliar pessoas com deficiência ou necessidades especiais durante as compras.

Também, garanta que todos entendam a importância de esse ser um local inclusivo e acessível, que fará com que os consumidores sintam-se bem-vindos e tenham a certeza de que serão bem atendidos.

7. Caixas acessíveis

Reserve um caixa adaptado para pessoas com mobilidade reduzida. Também, certifique-se de que o caixa seja acessível e ofereça um espaço adequado para pessoas em cadeiras de rodas.

Por fim, treine sua equipe para fornecer assistência e orientação durante o processo de pagamento, tornando-o fluido e prático.

8. Informações acessíveis

Disponibilize informações importantes, como promoções, ofertas e políticas do supermercado, em formatos acessíveis, como braille, letras ampliadas ou áudio.

Dessa forma, você garantirá que as pessoas com deficiência visual ou deficiência auditiva possam acessar essas informações de forma independente e ter uma melhor experiência no seu supermercado.

9. Treinamento em libras

Considere oferecer um treinamento básico em Libras (Língua Brasileira de Sinais) para os colaboradores do seu supermercado. Isso porque esse cuidado ajudará a promover a inclusão de pessoas surdas e facilitará a comunicação com clientes que utilizam essa língua.

Além do mais, o treinamento de Libras é uma forma de estimular o seu time a aprender algo novo e que poderá ser utilizado também fora do trabalho.

Por fim, você também pode contar com um profissional intérprete de Libras para atender as pessoas com deficiência auditiva. Assim, elas terão a certeza de que serão compreendidas e poderão fazer suas compras com autonomia.

10. Delivery

Sim, o objetivo é garantir que o seu supermercado esteja acessível para receber clientes com deficiência na loja.

Porém, mais do que isso, você também pode oferecer a facilidade do delivery, garantindo que os consumidores recebam a compra no conforto do seu lar (ou onde desejarem!).

11. Equipe diversificada

Valorize a diversidade e promova um ambiente inclusivo para todos aqueles que passam pela sua loja, sejam clientes ou colaboradores.

Assim sendo, é possível abrir vagas para pessoas com deficiência, por exemplo. Dessa forma, você contará com um profissional que saberá dizer, na prática, se o caminho que o seu supermercado está seguindo para se tornar mais acessível realmente está funcionando e, também, é claro, o que pode ser melhorado.

12. Coleta de feedback

Por último, mas não menos importante, encoraje seus clientes a fornecerem feedback sobre a acessibilidade do supermercado. Isso permitirá que você identifique áreas que precisam ser melhoradas e implemente mudanças positivas com base nas necessidades dos clientes.

Transforme a acessibilidade no seu supermercado em uma realidade!

Como você pôde perceber, são diversas as ações que você pode colocar em prática para transformar o seu supermercado em um ambiente mais acessível e inclusivo.

Lembrando também que todo esse cuidado pode representar um grande diferencial na hora de você atrair, conquistar e fidelizar clientes. Então, é hora de investir na adaptação do seu espaço e surpreender o seu público.

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