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Padronização de cadastro de produtos: como fazer de maneira eficiente?

A padronização de cadastro de produtos é uma ação extremamente importante para a assertividade da gestão no varejo. Isso porque, por meio dela, é possível garantir um controle de estoque melhor, assim como assegurar o cumprimento das obrigações tributárias e fiscais.

Mas de que forma realizar esse processo de maneira eficiente? Neste artigo você irá conferir algumas sugestões que podem ajudar a otimizar essa operação dentro da sua loja. Acompanhe!

Veja 3 dicas de como fazer a padronização de cadastro de produtos de maneira eficiente

Para reduzir a ocorrência de erros, é fundamental ter uma padronização de cadastro de produtos. Afinal, a falta de consistência na identificação de mercadorias pode levar a preços incorretos, afetando negativamente a lucratividade do negócio.

Assim, para garantir que essa ação seja realizada sem problemas e com muita eficiência, é interessante seguir algumas das sugestões a seguir:

Defina um padrão para a descrição

A primeira dica de como fazer a padronização de cadastro de produtos é definir uma linha para a criação da descrição das mercadorias. O principal critério é que ela faça sentido para o seu negócio. Vale lembrar que ela também precisa facilitar a organização das informações.

Para isso, é interessante criar níveis e categorias para cadastro, em que seja possível indicar as particularidades do produto. Devem constar, por exemplo:

  • o peso;
  • o código de barras;
  • o código NCM;
  • os fornecedores;
  • e os dados fiscais.

É possível, ainda, adicionar outras características, como sabor ou tipo de embalagem. Tendo essa organização bem definida, fica mais fácil realizar um cadastro de produtos eficiente.

Crie um checklist para o registro de informações

Para garantir que o padrão de cadastro de produtos seja seguido, outra sugestão interessante é criar um checklist. Nele devem constar informações que devem ser validadas sempre, como:

  • nome do produto;
  • peso;
  • dados tributários;
  • categoria;
  • etc.

Afinal, eles permitem revisar as ações existentes no dia a dia de forma mais rápida! Assim, o colaborador pode verificar rapidamente se cumpriu com todos os passos necessários e corrigir eventuais erros, se necessário.

Invista em tecnologia

A terceira dica para ter mais eficiência na padronização do cadastro de mercadorias é investir em tecnologias. Existem inúmeras formas de fazer isso! É possível, por exemplo, usar um:

  • software de gestão integrado;
  • serviço de tributação de produtos totalmente online;
  • ou aplicativo para controle de estoque.

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Essas foram algumas recomendações de como aumentar as vendas em uma loja de roupas.

Para atuar nesse segmento de mercado, vale a pena buscar novidades e tendências, não apenas nas peças que serão vendidas, mas também na decoração para que gere uma experiência bacana para seu cliente.

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