Skip links

Padronização de cadastro de produtos: como fazer de maneira eficiente?

A padronização de cadastro de produtos é uma ação extremamente importante para a assertividade da gestão no varejo. Isso porque, por meio dela, é possível garantir um controle de estoque melhor, assim como assegurar o cumprimento das obrigações tributárias e fiscais.

Mas de que forma realizar esse processo de maneira eficiente? Neste artigo você irá conferir algumas sugestões que podem ajudar a otimizar essa operação dentro da sua loja. Acompanhe!

Veja 3 dicas de como fazer a padronização de cadastro de produtos de maneira eficiente

Para reduzir a ocorrência de erros, é fundamental ter uma padronização de cadastro de produtos. Afinal, a falta de consistência na identificação de mercadorias pode levar a preços incorretos, afetando negativamente a lucratividade do negócio.

Assim, para garantir que essa ação seja realizada sem problemas e com muita eficiência, é interessante seguir algumas das sugestões a seguir:

Defina um padrão para a descrição

A primeira dica de como fazer a padronização de cadastro de produtos é definir uma linha para a criação da descrição das mercadorias. O principal critério é que ela faça sentido para o seu negócio. Vale lembrar que ela também precisa facilitar a organização das informações.

Para isso, é interessante criar níveis e categorias para cadastro, em que seja possível indicar as particularidades do produto. Devem constar, por exemplo:

  • o peso;
  • o código de barras;
  • o código NCM;
  • os fornecedores;
  • e os dados fiscais.

É possível, ainda, adicionar outras características, como sabor ou tipo de embalagem. Tendo essa organização bem definida, fica mais fácil realizar um cadastro de produtos eficiente.

Crie um checklist para o registro de informações

Para garantir que o padrão de cadastro de produtos seja seguido, outra sugestão interessante é criar um checklist. Nele devem constar informações que devem ser validadas sempre, como:

  • nome do produto;
  • peso;
  • dados tributários;
  • categoria;
  • etc.

Afinal, eles permitem revisar as ações existentes no dia a dia de forma mais rápida! Assim, o colaborador pode verificar rapidamente se cumpriu com todos os passos necessários e corrigir eventuais erros, se necessário.

Invista em tecnologia

A terceira dica para ter mais eficiência na padronização do cadastro de mercadorias é investir em tecnologias. Existem inúmeras formas de fazer isso! É possível, por exemplo, usar um:

  • software de gestão integrado;
  • serviço de tributação de produtos totalmente online;
  • ou aplicativo para controle de estoque.

Você já tem um ERP?

VarejoCloud é uma plataforma de gestão online que permite você administrar todas as etapas do seu negócio. Ele tem tudo que seu negócio precisa para continuar crescendo.

– Frente de caixa

– Compras

– Gestão de estoque

– Precificação de produtos

– Venda e emissão de notas

– Venda online

– Gestão financeira

– Envio de SPED

E muito mais, e você pode acessar todas as informações direto pelo celular, tablet ou computador, basta ter internet.

Essas foram algumas recomendações de como aumentar as vendas em uma loja de roupas.

Para atuar nesse segmento de mercado, vale a pena buscar novidades e tendências, não apenas nas peças que serão vendidas, mas também na decoração para que gere uma experiência bacana para seu cliente.

Quer facilitar a gestão do seu negócio? Entre em contato com o VarejoCloud, desenvolvemos um sistema simples e fácil de usar focado na gestão de Varejo

Deixe um comentário