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Dicas de como aumentar as vendas em sua loja

Segundo estudo realizado em 2021, Santa Catarina consome mais moda e eletrodoméstico que a média do Brasil.

Ter uma loja de roupas pode ser uma boa oportunidade para ganhar dinheiro. Isso porque o mercado da moda sempre está aquecido pela necessidade dos clientes de buscar novidades para se vestir mais e melhor.

No entanto, se sua loja não tem apresentado resultados esperados, é necessário rever as estratégias e saber efetivamente como aumentar as vendas em uma loja de roupas.

Abaixo separamos dicas fundamentais para você aumentar seu faturamento na sua loja de roupas. Confira!

1. Controlar o fluxo de caixa

De forma simples, podemos dizer que fluxo de caixa é um instrumento que o empresário usa para acompanhar a situação financeira da sua empresa. Basicamente é um relatório com informações de recebimento e gastos da empresa em um determinado período de tempo.

Portanto, o fluxo de caixa, uma vez que bem administrado, pode de fato ser um elemento importante de como aumentar as vendas em uma loja de roupas. Mas para isso, ele deve ser rigorosamente detalhado.

Isso quer dizer que as informações como receitas e despesas devem ser registradas de modo cuidadoso e rotineiramente, a fim de entender quais são as principais fontes de receita e gastos da loja de roupas.

Tendo acesso a essas informações atualizadas, a gestão da loja consegue verificar onde é preciso realizar cortes e também como aproveitar melhor os recursos disponíveis.

2. Aposte na organização do estoque

Demorar para encontrar um produto no seu estoque pode fazer com que o cliente desista da compra.

Geralmente, essa situação acontece quando o estoque da loja está desorganizado, quando é difícil encontrar um tamanho ou cor específico em meio a desordem.

Evite esse tipo de situação, que acaba reduzindo as chances de como aumentar as vendas da sua loja, é fundamental organizar o estoque de maneira estratégica e fácil. Dessa maneira, o atendente tem mais agilidade para buscar o que o cliente necessita.

Além disso, um estoque organizado ajuda na administração do estabelecimento. É possível, por exemplo, verificar se existe espaço físico para guardar roupas encomendadas para próxima estação.

Nesse caso, se tiver grande quantidade de roupas guardadas, é interessante a loja investir em estratégias de escoamento do produto, como promoções. Oferecendo os itens a preços mais baixos, é possível fazer a rotatividade do estoque, tendo sempre novidades para seus clientes.

3. Avaliar os seus fornecedores

Uma boa relação com os seus fornecedores garantem melhores negociações e cumprimento de prazo de entrega.

Esses, não apenas ajudam a oferecer os produtos para a loja, mas fazem parte da escala do valor final ao produto. Por exemplo, se o fornecedor oferece uma roupa por um preço muito elevado, vai ser difícil revendê-la mantendo uma boa margem de lucro.

Outro fator que tem a ver com a relacionamento com o fornecedor é a qualidade do produto. Oferece uma roupa de baixa qualidade, mesmo que a baixo custo, não quer dizer que esse produto vai ser um sucesso de vendas porque os clientes são bastante exigente quanto à qualidade.

É fundamental avaliar os fornecedores, buscando parceiros que ofereçam ótimas condições, tanto de preço quanto de qualidade.

Uma dica é realizar compras em grandes quantidades com bons fornecedores. Assim, vai ser possível aumentar a chance de negociação, conquistando descontos. Dessa maneira, você consegue realizar o modo de como aumentar as vendas em uma loja de roupas, adotando um preço mais atrativo.

4. Treinar colaboradores é fundamental para aumentar as vendas na loja

Sabia que os funcionários também podem ajudar nas estratégias de vendas de sua loja? Isso porque eles são responsáveis pela condução do cliente na decisão de compra.

Mas se os funcionários não forem bem treinados, ao invés de aumentar as vendas, eles podem fazer reduzi-las drasticamente, então invista no treinamento de seus colaboradores.

É preciso levar informações aos funcionários a respeito das roupas, destacando qualidades e outras características de cada peça.

Também é fundamental oferecer informações a respeito dos clientes da loja, explicando qual é a melhor abordagem e quais são as possíveis escolhas que podem fazer. Assim, seu time vai conseguir atender com presteza, educação e sabendo o que estão vendendo.

5. Melhorar a experiência do cliente

Outra etapa importante de como aumentar as vendas em uma loja é pensar na melhor experiência do cliente.

Você pode começar pela própria organização da loja. É o caso por exemplo de criar vitrines que passem um propósito para o cliente.

A vitrine tem que ser bela inclusive para ser fotografada e exposta nas redes sociais da loja.

Ainda sobre a organização da loja, é fundamental facilitar o percurso do cliente nesse estabelecimento. Isso quer dizer que não se pode deixar objetos que atrapalham o caminhar do consumidor pela loja. Afinal, o cliente necessita de espaço para ter condições de analisar com tranquilidade todas as peças de roupas oferecidas.

Outro detalhe interessante é a estratégia na colocação das araras. Elas devem ter um visual agradável, contendo as roupas bem arrumadas e separadas por sessões, como por exemplo, a parte dos vestidos, casacos e blusas.

É importante também organizar por paletas de cores, deixando as peças da mesma cor próximas umas das outras, também separando por texturas e estampas dos tecidos. Assim, o cliente consegue encontrar facilmente o que mais lhe chama atenção.

6. Um sistema de gestão – ERP

Utilizar um sistema de gestão de recursos empresariais (ERP) facilita todo seu trabalho, pois com ele é possível organizar seu estoque, importar notas fiscais de seus fornecedores, emitir pedidos, efetuar vendas e até identificar os produtos que estão “encalhados” para que você possa gerar promoções e liberar espaço para novos produtos.

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Essas foram algumas recomendações de como aumentar as vendas em uma loja de roupas.

Para atuar nesse segmento de mercado, vale a pena buscar novidades e tendências, não apenas nas peças que serão vendidas, mas também na decoração para que gere uma experiência bacana para seu cliente.

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